Sequestro De Empresario Espanhol Em Sp Termina Com R 287 Milhoes Desviados E Policiais Presos
A Divisão Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) investiga o sequestro de empresário espanhol, de 25 anos, na região metropolitana de São Paulo, que terminou com a prisão de um policial civil, nesta segunda-feira, 31, e a de um policial militar da reserva, no sábado, 29.
terceiro agente, também policial civil, é suspeito de envolvimento com o caso e está foragido, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP). Ainda conforme a pasta, a Corregedoria da Polícia Civil apontou a participação de sete suspeitos ao todo, incluindo a namorada da vítima, Luana Bektas Lopez, do Paraguai. A defesa dela não foi localizada.Polícia Militar de São Paulo efetuou a prisão em flagrante de suspeito de sequestrar empresário espanhol. Foto: Felipe Rau/Estad ão PUBLICIDADE” As forças de segurança do Estado ressaltam seu compromisso com a legalidade e afirmam que não toleram desvios de conduta, aplicando punições exemplares a agentes que descumprem a lei e os protocolos institucionais “, completou a pasta. Procurada, a Embaixada da Espanha no Brasil ainda não se pronunciou sobre o caso.O crime aconteceu no início da semana passada.
O empresário Rodrigo Perez Aristizabal relatou à polícia, sem conseguir precisar o dia, que voltava de uma padaria para o seu apartamento, no Ipiranga, zona sul da cidade, quando foi abordado por dois homens que estavam em uma camionete preta com a logomarca da Polícia Civil. Publicidade Ele foi chamado pelo nome. Ao responder, os supostos agentes teriam dito que eram da polícia internacional, e o colocaram à força no veículo. Os suspeitos estavam usando uniforme da Polícia Civil, segundo o boletim de ocorrência. O caso teria acontecido entre na segunda, 24, ou terça-feira, 25, conforme o relato do empresário.Aristizabal foi levado para um cativeiro, em uma área de mata em Mogi das Cruzes.
Ele relata que teve de tomar remédio para dormir e que passou a ser extorquido pelos sequestradores. De acordo com a vítima, os suspeitos teriam desviado uma quantia de US$ 50 milhões da sua conta- cerca de R$ 287 milhões na conversão atual.Conforme o registro policial, no sábado, ele conseguiu escapar do cativeiro depois de colocar, escondido, o remédio tranquilizante em uma bebida que estaria tomando acompanhando de um dos sequestradores, de quem teria conseguido a confiança.O espanhol conseguiu se libertar das algemas, escapar do cativeiro, e acessar um restaurante, onde acionou a PM. Os agentes foram ao local onde o empresário age mantido como refém e encontraram um dos sequestradores no local do crime.Publicidade Aos policiais, Ronaldo da Cruz Batista confessou a participação no criminal activity e ele foi preso em flagrante. A defesa dele também não foi localizada.De acordo com a Corregedoria da Polícia Civil, sete pessoas estão envolvidas no caso. De acordo com SSP, um policial civil também confessou a participação na ocorrência.A secretaria diz que as autoridades
seguem as buscas para capturar os demais envolvidos e esclarecer todas as circunstâncias do caso.Participação da namorada A Corregedoria da Polícia Civil investiga a participação da namorada de Rodrigo Aristizabal no criminal offense. O espanhol relatou à polícia que Luana Bektas teria aparecido no neighborhood do cativeiro em um dos dias em que esteve sob o domínio dos bandidos.Publicidade Ainda conforme o registro policial, o empresário teria percebido, no dia do sequestro, que a companheira estava trocando mensagens no celular com contato identificado como” Thor”, com quem ela já teria conversado em outras oportunidades, escondida do empresário.Veja também
