Com a conclusão da 59ª edição da São Paulo Fashion Week, notamos as tendências de estilo que dominaram a temporada Herchcovitch; Alexandre|SPFW N59– Imagem: Aleph Loureiro
A 59ª edição da São Paulo Fashion Week, temporada que dá início aos 3 anos de eventos do evento e que terminou na última sexta-feira (11.04), teve um pouco de tudo. De locais como o Heaven Room Bar, na Barra Funda e o Mercado Livre do Setor Pacaembu, a desfiles de ícones como Alexandre Herchcovitch e João Pimenta e nomes da nova geração como Dendezeiro e Normando. Modismos de estilo também não faltaram, é claro. Por isso, listamos abaixo as 10 tendências que dominaram a semana de moda mais famosa do país. Confira!
Látex amazônico Voltar: Herchcovitch; Alexandre|SPFW N59– Imagem: Aleph Loureiro
Uma das maiores tendências da SPFWN59, o látex esteve presente na ponte avançada e sempre intrigante de Dario Mittmann, em looks completamente dominados pelo material, e nas máscaras e costas de vestidos estilo BDSM revelados por Walério Araújo.
No entanto, foi uma variação de detalhes do material que se destacou neste período: o látex amazônico retirado de seringueiras. Herchcovitch; Alexandre desenvolveu um manequim em tamanho real que mais parecia uma escultura para desenvolver vestidos feitos com a matéria-prima, que apresentam formas e volumes que remetem a peças do século XVIII. Normando, por sua vez, utilizou o material em tops e conjuntos de slides para compor a coleção motivada pela publicação “Chove nos Campos de Cachoeira”, do autor paraense Dalcídio Jurandir, publicada em 1941.
Retorno: Normando|SPFW N59– Foto: Aleph Loureiro São Paulo Style Week: confira a apresentação geral da versão N59 SPFW N59: as melhores imagens de bastidores da temporada Gaby Amarantos estreia nas passarelas do SPFW
Xadrez Volta: Herchcovitch; Alexandre|SPFW N59– Foto: Aleph Loureiro
Padrão incontestável, o xadrez voltou aos holofotes nas passarelas globais nos últimos tempos. Aqui no Brasil, marcas como Herchcovitch; Alexandre e À La Garçonne mostraram a versatilidade da estampa em suas peças, que apareceram em camadas oversized na passarela de Alexandre e em coleções customizadas com calças drapeadas na grife de Fábio Souza.
À La Garçonne|SPFW N59– Imagem: Launchmetrics Spotlight
Listras maximalistas retornam: Aluf|SPFW N59– Imagem: Aleph Loureiro
Ainda no tópico de modismos atemporais, as listras, um dos maiores clássicos do estilo, apareceram no SPFW em uma variação renovada. Na passarela da Aluf, por exemplo, a estampa remetia às antigas tendas de circo ao ar livre, um estilo que inspirou o programa e a coleção como um todo. Na Led, Célio Dias apostou em listras vermelhas grossas em uma aparição com um grande balão exibido por Marina Dias. A Piet, que fechou a temporada, fez referência às listras vermelhas dos uniformes de futebol ao fazer um show apoteótico no Mercado Livre Setor Pacaembu em homenagem à paixão dos brasileiros pelo esporte.
LED– Foto: Launchmetrics Spotlight
Shapely shape Voltar: João Pimenta|SPFW N59– Imagem: Tiago Zani
Uma tendência que dominou as passarelas globais, as silhuetas com formas acentuadas também marcaram presença na São Paulo Style Week. Nas passarelas de À La Garçonne, João Pimenta e Normando, a personalização de looks poderosos esteve presente com força total, valorizando a silhueta feminina com um toque dos anos 80.Também foram significativos os ombros expressivos, que apareceram em vários modelos.
Normando|SPFW 59– Foto: Aleph Loureiro
Handred Velvet|SPFW N59– Imagem: Aleph Loureiro
Identificado com o requinte para temperaturas mais amenas, o veludo foi destaque nas passarelas do SPFW. O tecido apareceu em diferentes formas, desde coleções tradicionais como o colete e as calças retas com bordados valiosos da Handred, até vestidos com detalhes em cristais Swarovski, que brilharam na ponte Herchcovitch; Alexandre. Para Walério Araújo, que conferiu as contradições e as inversões de estilo, o veludo apareceu em vestidos longos que pareciam encantadores… mas eram apenas uma ilusão. Afinal, por trás, eram feitos de látex.
Walério Araújo|SPFW N59– Foto: Tiago Zani
Maxibags Voltam: Dendezeiro SPFW N59– Foto: Tiago Zani
Minibags, adeus! Quanto maior, melhor: este parece ter sido o lema de muitas das bolsas que desfilaram na 59ª edição do SPFW. Na Dendezeiro, os acessórios apareceram em versões ainda maiores, com vários bolsos. Walério Araújo comparou suas bolsas, uma colaboração com a Guarda Mundo, com uma maxi bag utilizando a técnica bee house. Na Piet, mochilas extra (extra!) grandes apareceram, remetendo às tradicionais bolsas de futebol.
Piet|SPFW N59– Imagem: Aleph Loureiro
Pele Volta: MNMAL|SPFW N59– Foto: Tiago Zani
Outra tendência que foi tema de semanas de moda internacionais, peças com pele sintética também apareceram aqui no Brasil. A Mnmal, entre as estreantes da edição, fechou sua coleção com dois maxi casacos peludos, enquanto a Dendezeiro apresentou shorts e meias-calças revestidos de pele.
Dendezeiro|SPFW N59– Foto: Launchmetrics Spotlight
Cintos de cintura baixa Voltar: Weider Silveiro|SPFW N59– Foto: Aleph Loureiro
Se a tendência de dois ou três cintos ao mesmo tempo continua forte no exterior, a SPFW quis trazer um contraponto: cintos usados sozinhos e com a cintura reduzida. A aposta apareceu na passarela da Weider Silveiro. Resta saber se as fashionistas vão sucumbir a esse design ainda mais minimalista ou se vão preferir continuar com o visual mais ousado.
Cadastre-se na nossa newsletter!
Tudo o que você precisa saber, diretamente no seu e-mail. É rápido e gratuito.
Cadastre seu e-mail
Eu verifiquei e aceito os Termos de Uso e a Política de Privacidade.
Roupas íntimas em exposição Retornam: Normando|SPFW N59– Foto: Aleph Loureiro
Nos últimos tempos, a moda tem de fato continuado a inspirar um estilo mais ousado. Isso inclui a aparição de sutiãs e calcinhas nas passarelas de forma fashionista (e até mesmo questionadora, como fez Miuccia Prada no último desfile da Miu). No Brasil, elas apareceram nos desfiles de Normando, À La Garçonne e Herchcovitch; Alexandre.
Herchcovitch; Alexandre|SPFW N59– Imagem: Launchmetrics Limelight
Franjas Retornam: Leandro Castro|SPFW N59– Foto: Aleph Loureiro
Certamente um movimento, as franjas também apareceram durante a temporada no SPFW. O estreante Leandro Castro explorou a infinidade de linhas e suas possibilidades com cortes que mostraram exatamente como essas características apareceram em ação fora das peças. Na Normando, as bordas brilhantes, localizadas nas bainhas dos shorts e roupas que retratavam a vegetação do Norte, deram um impacto tridimensional e vibrante.
Normando– Imagem: Aleph Loureiro Muito Mais na Globo Condé Nast ESTILO CASA: Esta é a conclusão da área de visitantes? Construtores de interiores acreditam que a área desaparecerá GQ: Aos 62 anos, Ralph Fiennes, o Voldemort de “Harry Potter”, exibe seu corpo sarado para interpretar o rei grego VOGUE: Estes calçados não estão mais na moda em 2025 — abaixo estão seus substitutos GLAMOUR: “A endometriose roubou minha vida”: como é realmente lidar com a condição
