
O remanejamento do 17º minuto do segundo tempo gerou muitas reclamações do Tricolor Paulista. Segundo a CCEI, a infração deveria ter sido autuada.
Por: Esporte News Mundo
21 de abr. de 2025 – 23:29
(atualizado em 22/04/2025 às 08:18)
Compartilhe
Minuto do possível pênalti cometido por Gabriel Brazão em Matheus Alves. Foto: Reprodução/CBF/ Esporte News Mundo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o ponto de vista do Comitê Consultivo de Profissionais Internacionais (CCEI) sobre o possível pênalti cometido por Gabriel Brazão, do Santos, em Matheus Alves, do São Paulo, no intervalo entre as equipes no último domingo (20), pelo Brasileirão. No documento, os peritos mencionaram que não foi marcado pênalti para o Tricolor.
“A visão da comissão técnica do Conselho Internacional é que houve uma cobrança na jogada acima mencionada. O goleiro do Santos/SP acerta a perna do adversário antes de tocar na bola. Do ponto de vista do árbitro, e considerando que a longo prazo o goleiro mantém a posse da bola, é muito difícil ter certeza suficiente para marcar a cobrança ideal. A falta é claramente marcada pelo ângulo da câmera atrás do gol.”
A análise foi feita pelos ex-árbitros Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Meira Ricci, juntamente com o diretor de arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, e o membro da comissão técnica, Fabricio Vilarinho. A jogada, criticada pelo Tricolor, ocorreu aos 17 minutos do segundo tempo, quando o meia são-paulino tentou driblar o goleiro Gabriel Brazão, foi atingido por um chute e caiu na área. O árbitro da partida, Wilton Pereira Sampaio, ignorou. Para os especialistas,O cartão amarelo ainda deve ter sido utilizado porque “apesar de proteger contra uma clara possibilidade, a infração foi cometida no contexto de uma discordância da rodada”. Na checagem realizada pelo VAR, Carlos Eduardo Nunes Braga considerou que o goleiro santista tocou e saiu da bola com os pés, sem cometer a infração. – O goleiro claramente parou a rodada, tá? Ele simplesmente sai da bola, a jogada é livre da área – afirmou o árbitro de vídeo. Momento da possível penalidade de Gabriel Brazão sobre Matheus Alves. Foto: Reprodução/CBF/ Esporte Information Mundo O clássico terminou com vitória do São Paulo por 2 a 1, no Morumbis. O Tricolor abriu 2 a 0 com pouco mais de vinte minutos de jogo, com Ferreirinha e André Silva, enquanto Tiquinho, ainda no final da primeira metade, marcou para o Peixe da área.