São Paulo, SP, 11 — O São Paulo recebe o Cruzeiro neste domingo, às 17h30 (horário de Brasília), no MorumBis, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time tricolor ainda não pontuou na competição e empatou dois jogos por 0 a 0. A expectativa de um primeiro triunfo movimenta o elenco são-paulino. Mais do que isso, o time ainda precisa dar um jeito na torcida depois do banho de água fria que foi o jogo contra o Alianza Lima, na quinta-feira, pela Libertadores. Após abrir 2 a 0, o São Paulo “desligou” no segundo tempo e foi ainda pior que os peruanos, sofrendo um empate. Os quase 50 mil são-paulinos presentes no MorumBis vaiaram o time e, principalmente, o técnico Luis Zubeldía. Uma das principais críticas ao argentino foi a substituição de Ferreirinha, que marcou os dois gols, com Wendell, ampliando a lateral com Enzo Díaz. “O Ferreirinha correu o risco de lesionar a massa muscular jogando mais tempo. Sabe quantos jogadores lesionados temos? Quer lesionar mais um? Cada vez que ele precisa jogar mais tempo do que o normal, ele sofre lesões musculares e perde cinco ou seis jogos. Não posso permitir que mais pontas se lesionem, tenho poucos pontas”, reclamou Zubeldía após a partida. A escalação reduzida do São Paulo, reflexo das restrições financeiras que precisaram ser apertadas na região, começa a influenciar as decisões da comissão técnica. O clube precisa fechar o ano com as contas no azul, conforme exigido pelo fundo que quita sua dívida financeira (com bancos e empréstimos). A dívida total se aproxima de R$ 1 bilhão. SÃO PAULO A partida contra o Cruzeiro, assim como a
um contra
O Alianza, por sua vez, demonstra como isso acaba sendo um obstáculo também para Zubeldía escalar o time. No momento, ele não conta com cinco jogadores considerados titulares: Arboleda, que sentiu dores na primeira metade da partida pela Libertadores; Pablo Maia, que passou por uma cirurgia no tornozelo direito; Lucas, que trata de dores no joelho direito; Oscar, com uma lesão na região posterior da coxa esquerda; e Luiz Gustavo, que faz tratamento para um quadro de tromboembolia pulmonar. Ainda no Campeonato Paulista, o time havia encontrado uma formação com três zagueiros, o que amenizou os problemas defensivos do time. Até o jogo contra o Alianza Lima, o time não havia sofrido mais de um gol desde a derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, na fase inicial do Campeonato Paulista. Desde então, foram seis jogos e apenas dois gols sofridos. A formação ficou abandonada, com Ferraresi atuando na lateral direita. O meio-campo era formado por Marcos Antônio e Alisson, que dividiam a responsabilidade pela produção com Ferreirinha e o jovem Lucas Ferreira. O time que certamente enfrentará o Cruzeiro deverá ser muito mais parecido com este do que com o que vinha atuando até então. A expectativa é de que Cédric retorne, enquanto Ferraresi fará dupla com Alan Franco. Outras oportunidades incluem a manutenção de Ruan, que substituiu Arboleda na quinta-feira, ou a contratação de Sabino.
Antecipadamente, André Silva substituirá o suspenso Calleri. O Cruzeiro também vive um momento tenso. A equipe tem uma vitória, sobre o Mirassol, e uma derrota, para o Inter, no Brasileirão. No meio da semana, o time perdeu para o moderado Mushuc Runa, na Sul-Americana, no Mineirão. O problema levou Pedro Lourenço, titular da SAF do Cruzeiro, a se reunir com cinco titulares do time nesta quinta-feira. A reunião teve como objetivo avaliar os resultados e as conclusões que os atletas precisam para melhorar seu desempenho em campo. Dias antes da partida,
derrota, o jornal mineiro O Pace publicou uma entrevista com Pedrinho, que discutiu os altos investimentos financeiros feitos pelo clube neste período. “A verdade mostra para todos: erramos muito na liberação de jogadores.
Não vou discutir nomes porque é falta de educação. Conversei com ele porque precisamos errar menos e, de preferência, não cometer nenhum tipo de erro. Geramos jogadores que, na verdade, não deveriam ter sido contratados”, afirmou, descrevendo o CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos. Na sexta-feira, último dia da janela de transferências para jogadores que atuaram em campeonatos estaduais, o Cruzeiro confirmou o financiamento do lateral-esquerdo Marlon para o Grêmio. O jogador já havia sido cogitado pelo clube gaúcho em diversos momentos desde 2023 e, agora, chega com financiamento, com gatilho de compra após 20 jogos. Um dos jogadores que ficará fora da partida contra o São Paulo será Matheus Henrique. O meio-campista foi diagnosticado com uma lesão na curva lateral do joelho direito.A cirurgia é sugerida e será realizada nos próximos dias. Veja também:
