
Assim como nesta terça-feira (6), quando a temperatura ótima atingiu 27°C na estação atmosférica Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, esta quarta-feira (7) deve apresentar um cenário atmosférico semelhante, com a ressalva de que o calor deve ser um pouco mais intenso. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Ambientais) da Prefeitura de São Paulo, a massa de ar seco que recobre o estado mantém um congestionamento climático que tende a fazer com que as temperaturas fiquem acima da média para esta época do ano, enquanto a umidade do ar começa a cair. Portanto, esta quarta-feira deve ter uma manhã bem cedo com temperatura média em torno de 16°C e céu parcialmente nublado. Ao longo do dia, a presença mais constante do sol entre poucas nuvens favorece a elevação da temperatura para 29°C, com umidade mínima do ar em torno de 40%. Entre o final do meio-dia e o início da noite, a nebulosidade deve aumentar com a chegada da brisa marítima, deixando a noite com muitas nuvens. Mesmo assim, não há projeção de chuva para os recursos ou para a região municipal.
Segundo o acervo histórico da CGE desde 1995, o volume médio de chuva previsto para o mês é de 55 mm no município. A quinta-feira (8) também será um dia seguro, com temperaturas em torno de 16°C pela manhã e um início de manhã claro com poucas nuvens. As temperaturas aumentam rapidamente até o meio da tarde, com máxima prevista de 29°C. A previsão é de que o dia termine com um pequeno aumento de nebulosidade, porém sem expectativa de chuva.
Inmet alerta laranja para chuvas fortes no RS e bacharelado
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja, de risco,
Para um tornado em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A princípio, a maior quantidade, de até 100 mm por dia, e ventos entre 60 e 100 km/h, são esperados para as regiões norte e oeste do estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, a área de instabilidade se moverá pelo centro do estado até chegar à região metropolitana de Porto Alegre, entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Segundo o Inmet, há risco de chuva de granizo, cortes de energia, danos a plantas, queda de árvores e alagamentos. Outro alerta laranja foi emitido pelo instituto para a região metropolitana de Salvador e a região centro-norte da Bahia. A previsão e os riscos de tempestades coincidem com os do Rio Grande do Sul. A diferença é que a Bahia vem registrando chuvas intensas há alguns dias e o solo está saturado, o que contribui para o desenvolvimento de alagamentos e deslizamentos. Segundo a Defesa Civil de Salvador, nos primeiros 6 dias de maio já choveu mais do que o volume total previsto para o mês, que é de 302,2 mm. A região de Barro Duro foi onde mais choveu, com 392,6 mm acumulados no período. No último sábado (3), moradores de 6 comunidades da capital baiana foram evacuados devido à ameaça de deslizamentos, cenário que se mantém nesta quarta-feira.