A Prefeitura de São Paulo decretou sete dias de luto oficial na cidade em sinal de profundo pesar pela morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21). Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu aos 88 anos, às 2h35, horário de Brasília, 7h35, horário local, desta segunda-feira. A causa da morte foi um derrame e uma parada cardíaca, segundo o Vaticano.

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado hospitalizado por 38 dias. Ele faleceu em seu apartamento, na casa de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde morava desde sua eleição política em 2013.

Leia também

Centenas de fiéis lotam missa em homenagem ao Papa Francisco na Catedral da SéQuem pode substituir Francisco? Veja os nomes mais popularesESPECIAL g1: a tradição do papa dos excluídos

Por ordem do prefeito Ricardo Nunes, que realiza viagem importante à China e ao Japão, um Centro Educacional Unificado (CEU) que será inaugurado nos próximos dias em Sapopemba, Zona Leste, será denominado ‘Papa Francisco’.

Ainda de acordo com o governo local, durante o período de luto oficial, a bandeira da cidade ficará hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos locais.

“O decreto destaca o impacto da vida e da obra de Francisco sobre milhões de fiéis católicos e cidadãos de São Paulo, cidade que abriga uma das maiores populações católicas do mundo. Além disso, destaca o sentimento de desespero que a perda desperta na população”, afirmou o Executivo em nota.

Declaração de pesar do governo federal

Em nota, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lamentou a morte do Papa Francisco. Veja abaixo:

“O Governo de São Paulo lamenta profundamente a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), e decreta luto oficial de sete dias em todo o estado. Nascido em Buenos Aires (Argentina), Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em 2013, tornando-se o primeiro padre sul-americano a chegar ao cargo de líder da Igreja Católica.

Jesuíta, iniciou seus estudos religiosos na década de 1950, foi ordenado sacerdote na década seguinte e dedicou grande parte de sua vida à promoção da justiça social e da espiritualidade em todos os lugares que visitou e, em seu dever como Santo Papa, estendeu essa mensagem a pessoas e países ao redor do mundo.

Francisco escolheu o Brasil como primeiro destino de suas viagens e missa popular no Abrigo Nacional de Aparecida, lugar que lhe era caro, para honra e alegria dos paulistanos e do Brasil. Nosso agradecimentos aos fiéis que se despedem do Papa Francisco”.

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment