Polícia de SP apura causa e responsabilidades pela morte da atriz Milena Brandão aos 11 anos

Mães e pais apresentaram um boletim de ocorrência na delegacia de polícia, que vai apurar a morte, que foi registrada como suspeita, diz a Secretaria de Segurança Pública. As secretarias de saúde locais e estaduais estão investigando se houve erro médico. 1 de 8 Millena Brandão tinha 11 anos; ao lado dela está uma foto do exame onde uma seta do mouse circulava em vermelho e indica um ponto suspeito que poderia ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família. Foto: Reprodução/Divulgação
Millena Brandão tinha 11 anos; ao lado dela está uma foto do exame onde uma seta do mouse circulava em vermelho e indica um ponto suspeito que poderia ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família. Foto: Reprodução/Divulgação
A Polícia Civil está apurando as possíveis causas e possíveis causas da morte da atriz e modelo infantil Millena Brandão, em São Paulo. Os detalhes foram confirmados nesta segunda-feira (5) ao g1 por meio de nota divulgada pela Secretaria de Defesa Pública (SSP).
“O caso está sendo investigado pela 101ª Vara Criminal (Jardim Imbuias), que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da ocorrência, que foi registrada como morte suspeita. Laudos periciais foram solicitados e estão sendo processados para análise pelas autoridades policiais”, afirma o comunicado.
Millena sofreu graves dores no corpo por nove dias e foi internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local e em duas unidades de saúde estaduais durante esse período. Sua morte encefálica foi confirmada na última sexta-feira (2) pelo Pronto-Socorro Geral do Grajaú, onde estava internada. Ela tinha apenas 11 anos.
A delegacia abriu um inquérito para apurar o que aconteceu com a jovem após seus pais registrarem um boletim de ocorrência no sábado (3). Em entrevista ao g1, eles informaram que querem que as autoridades investiguem a UPA, as unidades de saúde e suas equipes médicas por suposta omissão no atendimento prestado a Millena (saiba mais abaixo).
A equipe de cobertura também conversou com o advogado Antonio Carlos Toninho, que está zelando pelos interesses dos pais da atriz.
“Por enquanto, estamos valorizando o luto da família. Já estamos planejando as próximas medidas. Antes de tomar qualquer decisão, estamos avaliando todos os fatos, reunindo todos os documentos. Hoje me reunirei com a família para discutir tudo o que aconteceu”, disse Toninho. “De qualquer forma, ressalto que tudo será feito de acordo com a vontade da família.” 2 de 8 Millena Brandão com a irmã mais nova e os pais, Luiz e Thays — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Millena Brandão com a irmã mais nova e os pais, Luiz e Thays — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Segundo Thays e Luiz Brandão, houve uma série de circunstâncias suspeitas, desde diagnósticos imprecisos e problemáticos até a falta de informações sobre o que realmente causou a morte da filha. A criança também foi ao Hospital Geral de Pedreira e à UPA Maria Antonieta. Durante essa ida e volta entre os tratamentos médicos, ela foi tratada e orientada a tomar dipirona e ir para casa para descansar.
Inicialmente, os médicos presumiram que se tratava de dengue, o que foi descartado após um exame. Mais tarde,Eles diagnosticaram uma infecção urinária. E, por fim, após uma tomografia computadorizada no último posto de saúde, eles suspeitaram de um possível nódulo cerebral, o que ainda não foi confirmado (veja a primeira foto deste registro, que mostra o cérebro de Millena). A criança foi enterrada no domingo (4) em um cemitério na Zona Sul em meio a forte comoção popular. Sua morte foi amplamente divulgada nas redes sociais. “Os médicos ainda não revelaram o que realmente aconteceu com a minha filha e o que a matou”, afirmou Thays em entrevista ao G1 no sábado. Ela e Luiz também são pais de uma menina de 2 anos. “Não sabemos o que a matou.”
3 de 8 A certidão de óbito de Millena Brandão especifica que a causa da morte ainda não foi identificada — Foto: Reprodução
A certidão de óbito de Millena Brandão menciona que a causa da morte ainda não foi identificada — Foto: Reprodução
A certidão de óbito de Millena consta a expressão “mortalidade a ser apurada” e que “exames correspondentes” são aguardados. “Ainda há um ponto de interrogatório”, diz sua mãe.
Em comunicado, as secretarias de saúde municipal e estadual já haviam informado no sábado que haviam aberto exames internos para apurar se houve alguma anormalidade por parte das equipes médicas no tratamento de Millena. As secretarias, no entanto, não informaram ao G1 qual era o estado de saúde da paciente nem a causa de sua morte.
Caberá ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) identificar a causa da morte de Millena. O resultado será divulgado aos pais e à polícia. Para Thays e Luiz,A causa da morte oferecerá uma solução para essa questão que os impeça de sentir dor. Para os policiais, certamente poderá responder se houve falhas no tratamento da pessoa. O G1 também teve acesso ao atestado de óbito, com informações manuscritas por um médico do último hospital onde ela foi atendida, explicando que a mulher teve “morte prematura, sem causa aparente”. 4 de 8 Referência sobre o corpo de Millena Brandão informa que ela estava em ‘coma’ e teve ‘choque circulatório’ – Imagem: Reprodução
Referência sobre o corpo de Millena Brandão informa que ela estava em ‘coma’ e teve ‘choque circulatório’ – Imagem: Reprodução
O formulário de laudo do corpo, também com a letra do médico, afirma que Millena “faleceu durante uma internação de quatro dias”, chegou ao hospital com sinais clínicos de “coma” e “choque circulatório”.
E que, de acordo com seu histórico médico, a criança teve “dores de cabeça por 6 dias” e “coma por 1 dia”. Ela também passou por um “procedimento de grande porte” relacionado ao “SNC” (Nervos Centrais), de acordo com a “tomografia” realizada em 29 de abril. Que informou que houve um “diagnóstico diferencial neoplásico” (desenvolvimento de um novo tecido incomum, que pode ser benigno ou maligno, como um nódulo) “não especificado”.
De acordo com a família, além de frustrações e dores nas pernas, a jovem atriz apresentou sonolência, falta de apetite, desmaios e teve 13 infartos.
A pedido da polícia, o Instituto Médico Legal (IML) também realizará exames para apurar a causa da morte de Millena.
Profissão imaginativa 5 de 8 Millena Brandão posa à frente do SBT– Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Millena Brandão posa à frente do SBT– Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal
Com mais de 180 mil fãs no Instagram, Millena pretendia seguir buscando sua carreira como atriz. Ela postava fotos e vídeos de suas apresentações e trabalhos como modelo, interagindo com seus fãs.
Millena passou a fazer parte da Cia Artística En’cena e participou de novelas diurnas como “A infância de Romeu e Julieta” e “A Caverna Encantada”, do SBT, além da produção da Netflix, “Sintonia”.
Em outubro de 2023, Millena comemorou o início de sua carreira na emissora de Silvio Santos. “E o sonho aconteceu… Quem acredita sempre realiza”, escreveu ela na legenda de uma foto antes da logomarca do canal.
Milena Brandão, atriz mirim, morre aos 11 anos
6 de 8 Atriz mirim Millena Brandão– Imagem: Reprodução/Redes sociais
Atriz mirim Millena Brandão– Imagem: Reprodução/Redes sociais
7 de 8 Thays, a filha caçula de Luiz e Millena Brandão– Foto: Divulgação
Thays, a filha caçula de Luiz e Millena Brandão– Foto: Divulgação
8 de 8 Atriz mirim Millena Brandão– Imagem: Recreação
Estrela mirim Millena Brandão– Imagem: Recreação