
Pai da repórter e apresentadora Silvia Poppovic, foi idealizador e editor da ‘SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos’. 1 de 2 Pedro Paulo Poppovic morre aos 97 anos – Foto: Reprodução/Conectas
Pedro Paulo Poppovic morre aos 97 anos – Foto: Reprodução/Conectas
Pedro Paulo Poppovic, sociólogo e ex-assessor de Educação a Distância do Ministério da Educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso, morreu neste domingo (18), aos 97 anos, segundo a ONG Conectas Direitos Humanos, que ajudou a fundar. Ele faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Conhecido por ter editado a renomada coleção “Os Pensadores”, da editora Abril, era pai da repórter e palestrante Silvia Poppovic e do designer André Poppovic.
Ao longo de sua gestão no MEC, Poppovic liderou projetos que marcaram o processo de modernização da educação pública no Brasil, como a criação da TV Escola e a informatização das instituições públicas.
Pedro Paulo também desempenhou papel fundamental na área editorial, com sólida atuação em publicações sobre educação e ciências humanas. Sua dedicação ao acesso autônomo ao conhecimento e aos direitos civis marcou toda a sua carreira pública e intelectual.
Ele também foi criador e editor, por vários anos, da revista “Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos”.
Em sua homenagem, a empresa Conectas Direitos Humanos publicou uma nota de agradecimento destacando sua dedicação à democracia e à justiça social.
“Pedro Paulo inspirou diversas gerações que passaram pela Conectas. Sempre com um sorriso no rosto e palavras de incentivo,”Motivou jovens ativistas a não desistirem de lutar por um mundo mais justo. Sentiremos muita falta dele e buscaremos homenageá-lo em nossas frentes de atuação pelos direitos civis no Brasil e no Sul Global”, afirma Camila Asano, supervisora executiva da Conectas. 2 de 2 Pedro Paulo Poppovic faleceu aos 97 anos. Foto: Reprodução/Redes sociais.
Pedro Paulo Poppovic faleceu aos 97 anos. Foto: Reprodução/Redes sociais.