
O Papa americano Robert Francis Prevost visitou os colégios agostinianos Mendel e São José, ambos no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, em julho de 2013.
A sé do então novo pontífice ocorreu no contexto da Jornada Mundial da Juventude daquele ano, no Rio, marcada pela presença do então Papa Francisco. Como parte dos eventos que antecederam a viagem, São Paulo organizou a cerimônia de religiosos de várias partes do mundo, incluindo Prevost. Na época,
ele era o Padre Geral dos Agostinianos e visitou o Colégio Mendel durante a Semana Missionária, entre os dias 15 e 20 de julho. O evento reuniu cerca de 600 jovens de vários países, segundo a Saea (Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência), que administra as duas instituições. Entre os documentos, ele esteve com Eduardo Flauzino, diretor geral dos colégios Saea. Em uma visita mais rápida, Prevost também visitou o Colégio Agostiniano de São José, administrado pela mesma instituição. LÍDERES MUNDIAIS A escolha do cardeal americano Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV atraiu respostas imediatas de líderes internacionais, que convidaram o novo pontífice. O presidente dos EUA, Donald Trump, comemorou o fato de Prevost ser o primeiro papa americano, chamando a eleição de uma “honra maravilhosa” para o país. O presidente russo, Vladimir Putin, destacou as conexões com o Vaticano e disse estar confiante de que o diálogo baseado em valores cristãos prosseguirá. O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu à Santa Sé por sua posição contra o conflito e pediu apoio na busca pela paz.