No momento do sequestro, o ex-funcionário entrou no ônibus como convidado. Ele intimidou o motorista com uma faca e pediu que ele mudasse de rota e atravessasse o ônibus na rua.
Homem que manteve motorista de ônibus refém em SP se entrega às autoridades
O sequestrador que manteve um motorista de ônibus refém por cerca de três horas em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, era cobrador da empresa e relatou problemas financeiros e pessoais às autoridades. Ninguém ficou ferido.
Policiais militares da Equipe de Ações Táticas Especiais (Gateway), que participaram da negociação, mencionaram em entrevista que o ex-funcionário relatou que havia se afastado do cargo há dois meses, havia se separado e tinha problemas com um sylocke.
“A motivação que ele apresentou é justamente o fato de ter deixado aquele emprego. Ele apresentou alguns motivos: saiu do emprego recentemente, teve um rompimento no relacionamento e parece estar com problemas financeiros. Esses foram os motivos que ele nos apresentou. Ele não tinha antecedentes criminais”, afirmou Renato Marques Pavão, comandante interino da Portaria.
O gerente da empresa, Rodrigo Marques de Oliveira, que também participou da palestra de jornalismo, disse que trabalhava na empresa há quatro anos e era um ótimo profissional.
“É devastador para nós, isso nunca aconteceu antes, é uma coisa muito triste”, afirmou.
Segundo o chefe do Portão, o sequestrador não reconheceu a vítima e a escolha foi arbitrária. Ele conhecia a linha e a cor do ônibus onde cometeu o crime, na saída da estação Corinthians-Itaquera.
No momento do sequestro, o ex-funcionário estava no ônibus como passageiro.Ele colocou o motorista em perigo com uma faca e pediu que ele mudasse de rota e atravessasse o ônibus na rua. “O alvo estava muito preocupado, ele é um homem estrangeiro, com cerca de 60 anos. Ele estava muito preocupado porque a faca estava muito perto dele. Era uma faca grande, com cerca de 40 centímetros de comprimento.” O motorista apresentou pressão alta e foi levado ao posto de saúde. Não havia mais passageiros no caminhão. Segundo Pavão, o sequestrador demonstrou comportamento instável e pensamento desarticulado durante todo o acordo. Ele exigiu presença em suas ações e a presença de um advogado, o que levou as autoridades a chamarem um especialista de uma faculdade vizinha. Às vezes, ele ficava mentalmente instável e violava contratos, dificultando o andamento dos acordos. Apesar disso, ele afirmou que não queria morrer e que pretendia sair da situação ativo.
A polícia utilizou diversas técnicas de arranjo ao longo de cerca de uma hora e meia, garantindo ao sequestrador que sua vida seria preservada e que a ação ocorreria dentro da lei. Na tentativa de apaziguar o criminoso, um colega, um inspetor fiscal, foi levado ao local.
1 de 9 Local onde motorista de ônibus foi mantido refém– Foto: Art/g1
Local onde motorista de ônibus foi mantido refém– Foto: Art/g1
2 de 9 Ex-cobrador que mantinha motorista de ônibus refém se transforma em– Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-entusiasta que mantinha motorista de ônibus refém se transforma em– Imagem: Reprodução/TV Globo
3 de 9 Motorista de ônibus é solto após Gate negociar com sequestrador– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é solto após Gate negociar com sequestrador– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é mantido refém em São Paulo
4 de 9 Local onde motorista está preso próximo à estação Corinthians-Itaquera, na Zona Leste de SP– Imagem: Reprodução/TV Globo
Local onde motorista está preso próximo à estação Corinthians-Itaquera,na Zona Leste de SP– Imagem: Reprodução/TV Globo
5 de 9 Atirador de entrada acompanha sequestro de motorista de ônibus perto da estação Corinthians-Itaquera– Foto: Reprodução/TV Globo
Atirador de entrada acompanha sequestro de motorista de ônibus perto do terminal de trens Corinthians-Itaquera– Foto: Reprodução/TV Globo
6 de 9 Motorista de ônibus é sequestrado perto do terminal de trens e trens Corinthians-Itaquera– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é sequestrado perto da estação de metrô e trens Corinthians-Itaquera– Foto: Reprodução/TV Globo
7 de 9 Visitantes acompanham sequestro de motorista de ônibus perto da estação Corinthians-Itaquera– Imagem: Reprodução/TV Globo
Passageiros acompanham sequestro de motorista de ônibus perto do terminal Corinthians-Itaquera– Imagem: Reprodução/TV Globo
O que diz a Secretaria de Segurança Pública
“A Polícia Militar foi acionada nesta quarta-feira (30) para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus com uma vítima refém na região de Itaquera, a leste da rodovia. Segundo informações iniciais, um homem armado com uma arma branca abordou um ônibus do transporte público e manteve o motorista refém. O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Ações Táticas Únicas (GATE) foram acionados e acompanham a ocorrência, que continua em andamento.”
O que diz a SPTrans
“A Divisão de Movimentação e Transporte Urbano (SMT) e a SPTrans repudiam todo e qualquer ato de violência e comunicam que a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus da linha 407L-10 (Metrô Barro Branco – Guilhermina/Esperança), na Rua Dr. Luís Aires, próximo ao Terminal Rodoviário de Itaquera. A via, no sentido centro,foi completamente bloqueado pela Companhia de Projeto de Tráfego (CET).”
* Este relatório está sendo atualizado
8 de 9 Motorista de ônibus é feito refém perto da estação de metrô e trem Corinthian-Itaquera– Imagem: Divulgação
Motorista de ônibus é sequestrado perto do terminal de metrô e trem Corinthian-Itaquera– Imagem: Divulgação
9 de 9 Motorista de ônibus é feito refém perto da estação de metrô e trem Corinthian-Itaquera– Foto: Divulgação
Motorista de ônibus é feito refém perto da estação de metrô e trem Corinthian-Itaquera– Foto: Divulgação
