
O acidente ocorreu por volta das 8h na Zona Sul da cidade. Segundo a ViaMobilidade, a vítima era Lourivaldo Nepomuceno, de 35 anos.
Passageiro morre após ficar preso entre a porta do trem e a plataforma do metrô em SP
Um passageiro morreu após ficar preso nesta terça-feira (6) entre a porta de um trem do metrô da Linha 5-Lilás e a plataforma da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 8h, quando os trens estavam desligados.
A fatalidade foi confirmada pela ViaMobilidade, concessionária que administra a linha. O alvo era Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos. Segundo o registro policial, ele teria comemorado seu aniversário em cinco dias.
Em nota, a empresa lamentou a morte, mas acrescentou que, “mesmo com os alarmes visuais e sonoros, [o passageiro] tentou subir no trem e acabou ficando preso entre as portas”. (Revise a nota completa no final.)
De acordo com os registros dos viajantes, o homem foi pego e arrastado pelo trem. Na ocasião, várias pessoas começaram a chorar e gritar para que o trem parasse.
A porta da plataforma funciona como uma defesa que bloqueia o acesso aos trilhos e protege os passageiros da queda quando o trem não está lá. Quando o trem para no sistema e fecha as portas, há um espaço entre a porta da plataforma e a porta do trem. Foi nesse espaço vazio que o passageiro ficou preso.
Antes do fechamento das portas, há um aviso sonoro. A porta de segurança do sistema e a porta de segurança do trem possuem sensores de segurança que detectam se foram fechadas corretamente. Quando não fecham completamente,A unidade de detecção sinaliza e as portas se abrem novamente. Nesta situação, no entanto, de acordo com testemunhas, isso não aconteceu, e o trem continuou seu caminho.
A porta inicial para o local de desembarque fechou e a porta do trem [fechou] junto com o menino. O trem passou por cima dele. Todos estavam desesperados e começaram a chorar. Ele ficou preso entre as portas. — Bruno Moreira Costa, gerente de vendas que viu o acidente
Segundo ele, não havia nenhum guarda por perto naquele momento. “Nunca vi nada parecido. Você pode ver como a situação está, está ficando cada vez pior. As operações do trem estão desesperadoras, em todas as linhas. Sabemos que está movimentado, mas precisamos nos proteger. Não há segurança [nos trens]. Ele se comporta mal em todos os terminais, mas abaixo é significativo”, afirmou.
No boletim de ocorrência, que ainda estava sendo protocolado no início da tarde, um representante da Via Mobilidade afirmou que a equipe de segurança estava próxima aos portões quando ouviu um barulho vindo da plataforma de embarque.
Ao chegarem ao local, os seguranças encontraram o passageiro de bruços nos trilhos do trem. A vítima tinha ferimento na cabeça e não apresentava mais sinais vitais.
1 de 4 Hóspede– Imagem: Lazer
Viajante– Foto: Reprodução
2 de 4 Porta do sistema fechada no terminal Campo Limpo, sentido Chácara Klabin, após acidente– Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Porta do sistema fechada no terminal Campo Limpo, sentido Chácara Klabin, após acidente– Imagem: Beatriz Backes/TV Globo
Esta não é a primeira vez que esse tipo de acidente ocorre. Em março, uma mulher ficou presa entre a porta de segurança e o vagão do trem da Linha 2-Verde, operada pela Prefeitura,na estação Vila Prudente, Zona Leste dos recursos. No entanto, neste caso, o trem não seguiu viagem e a pessoa não se feriu.
Lentidão
Em decorrência do acidente, houve lentidão na linha, porém o fluxo de trens já voltou ao normal. Passageiros enfrentaram plataformas lotadas no sentido Chácara Klabin, dificultando o embarque e desembarque desde as 7h.
3 de 4 Capacidade de passageiros na estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás nesta terça-feira (6).– Foto: Reprodução/TV Globo
Capacidade de passageiros no terminal Santo Amaro da Linha 5-Lilás nesta terça-feira (6).– Foto: Reprodução/TV Globo
Inicialmente, a empresa informou que as terças-feiras são dias atípicos com maior fluxo de passageiros. Somente às 8h06 foi informado que a presença de uma pessoa na linha próxima ao terminal Campo Limpo causou redução de tarifa na linha e um tempo de parada bem maior.
“Linha 5– Lilás/ Velocidade Reduzida: Devido à visibilidade de uma pessoa nos trilhos próximos à estação Campo Limpo, os trens estão circulando com velocidade reduzida e parando por mais tempo”, afirmou a ViaMobilidade.
O boletim de ocorrência da Bom Dia SP na estação Santo Amaro constatou que os trens foram pegos com mais de 11 minutos de atraso nos trens e vários passageiros desistiram de pegar a linha e desembarcaram.
O que a Via Mobilidade diz
Leia a declaração completa atualizada da Via Mobilidade:
“É com profundo pesar que a ViaMobilidade confirma o falecimento de um passageiro após um acidente ocorrido por volta das 8h de hoje na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás. Além dos alarmes visuais e sonoros, ele tentou entrar no vagão e acabou se entalando no vão entre as portas do trem e o sistema. Neste momento,A concessionária busca comprovar a identidade da vítima para prestar socorro aos familiares e já registrou boletim de ocorrência.”
4 de 4 Plataforma lotada no terminal de Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6)– Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo
Plataforma lotada no terminal de Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6)– Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo