A fiscalização da Casa Hope alegou que a suspensão estava vinculada a uma carta especificando que a instituição “não era uma organização de saúde”. A Secretaria Executiva de Saúde do Estado menciona que o convênio foi suspenso por questões administrativas, mas que poderá ser retomado. 1 de 1 Casa Hope — Imagem: Divulgação/Casa Hope

Casa Hope — Imagem: Divulgação/Casa Hope

A Casa Hope, instituição que há 30 anos oferece atendimento a familiares de crianças e adolescentes em tratamento contra câncer, corre o risco de fechar as portas após o governo de São Paulo suspender o convênio que tinha com a ONG desde 2007.

Na prática, cerca de 150 famílias de baixa renda de todo o Brasil podem ser impactadas, visto que a instituição atende 300 famílias por ano. Com o corte, o número de atendimentos deve cair pela metade.

Segundo a administração da Casa Hope, a suspensão foi comunicada por meio de uma carta, sem aviso prévio.

“Para nossa surpresa, recebemos uma carta de uma autoridade governamental. Ela dizia: ‘É uma carta que diz que você tem uma dívida e também que você não é da área da saúde’. Como podemos não permanecer na área da saúde se atendemos todos os pacientes de transplante no Hospital das Clínicas?”, questionou Cláudia Bonfiglioli, presidente da Casa Hope.

Entre os familiares diretamente afetados está o de Gustavo, de 7 anos. Ele foi diagnosticado com leucemia há menos de um ano e atualmente mora na Casa Hope com a mãe.

“Os médicos acham melhor para ele ficar aqui devido à distância e ao tráfego.Certamente seria muito difícil [ir e voltar ao posto de saúde todos os dias”, afirmou Thanusa Fátima, mãe do menino.

Além da assistência médica indireta, a organização também oferece apoio psicológico e atividades educacionais e de cura.

A Secretaria Executiva de Saúde do Estado afirma que o acordo foi suspenso devido a problemas governamentais, mas que pode ser retomado:

“Temos um parecer jurídico que impediu a prorrogação do contrato devido a preocupações no plano de trabalho que não atende a um plano de saúde e bem-estar, e a unidade precisa ser um posto de saúde e bem-estar, há pequenas mudanças que eles precisam fazer na documentação para garantir que possamos continuar esta colaboração tão importante para a população”, afirmou o representante do departamento.

Uma reunião entre agentes do governo federal do estado e a Casa Hope está marcada para a próxima semana.

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment