
Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento será organizado em parceria com a Fiesp e as principais entidades representativas do setor. Cerca de 85% das indústrias nacionais adotam pelo menos uma estratégia de reuso e uso consciente de recursos em suas operações. Imagem: Getty Images
As práticas de economia circular vêm ganhando força em um dos mais diversos setores da economia brasileira. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNI) e pelo Centro de Pesquisa em Economia Circular da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 85% dos setores nacionais adotam pelo menos uma estratégia de reuso e uso consciente de recursos em suas operações.
No cenário global, a consolidação do setor pode reduzir o consumo de até 8 bilhões de toneladas de recursos naturais até 2030, injetando cerca de US$ 4,5 trilhões, segundo a consultoria Accenture. As oportunidades e dificuldades expostas por essa situação serão o tema do Fórum Online Global de Economia Circular 2025 (WCEF2025), que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Promovido anualmente pelo Fundo Finlandês de Tecnologia (Sitra), o WCEF é considerado um dos pontos centrais do calendário global do setor. Em sua primeira edição na América Latina, o evento abordará temas como novos caminhos para a reindustrialização sustentável, serviços de tecnologia circular, incorporação social de comunidades eficientes e sistemas sistêmicos de cooperação entre os mercados local e global. Fortalecer o papel de liderança da indústria nacional em questões de economia circular,O evento será coorganizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Confederação Nacional do Comércio (CNI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o SENAI-SP, tendo como parceira estratégica o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na visão de Nelson Pereira dos Reis, diretor do departamento de desenvolvimento sustentável da FIESP, a realização do WCEF demonstra o compromisso da instituição em elevar o reconhecimento da principal instituição financeira do país. “Realizar o maior e mais importante fórum online global da América Latina é um ponto de inflexão para a inserção do Brasil na agenda internacional de sustentabilidade. É um momento único para discutir as tecnologias mais avançadas, novos modelos de negócios, bem como projetos e cenários existentes sobre o tema, além de gerar novas oportunidades para a troca de conhecimento técnico e colaborações”, afirma.
Dentre as expectativas relacionadas à realização do encontro, Reis destaca ainda a circulação de boas práticas e ações que possam ser adotadas pelos mais diversos setores e dimensões da cadeia produtiva nacional. “O fórum de discussão é uma fantástica janela de oportunidade que se abre para acelerar a discussão e a adoção dessas práticas. Esse tipo de diálogo é necessário para gerar um ambiente de colaboração que promova uma mudança significativa para um novo modelo econômico, que garanta o crescimento econômico baseado nos pilares da sustentabilidade”, afirma.
Com o engajamento de magnatas, planejadores públicos e cientistas de diversas partes do mundo, o programa será transmitido online. Para assistir,Basta se inscrever no site principal do WCEF2025 (a participação presencial é exclusiva para convidados). Além das sessões principais do programa, também é possível se inscrever para as sessões sobre velocidade de ação sustentável, organizadas pela rede parceira do fórum de discussão, que acontecerão após o evento, nos dias 15 e 16 de maio.