
Segundo a fundação, três postos estarão abertos para receber doadores nesta segunda-feira (21): Posto Clínicas, Posto Mandaqui e Posto Osasco. 1 de 1 Fundação Pró-Sangue pede doações de sangue O negativo– Foto: Governo de SP
Fundação Pró-Sangue pede doações de sangue O negativo– Foto: Governo Federal de SP
A Fundação Pró-Sangue de São Paulo alertou neste domingo (20) que enfrenta uma situação de emergência: o estoque de sangue tipo O negativo está no fim. Sem reposição imediata, cirurgias podem ser canceladas na próxima semana.
Com isso, três postos estarão abertos para receber doadores nesta segunda-feira (21): Posto Clínicas, Posto Mandaqui e Posto Osasco.
Ainda segundo a fundação, outros tipos sanguíneos, como O positivo e B negativo, também estão em níveis críticos.
A Fundação Pró-Sangue, órgão público vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e ao Centro das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é considerada recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Requisitos para doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde; Estar bem alimentado; Ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site); Pesar mais de 50 kg; Trazer documento de identidade original com foto recente que permita a identificação do doador; Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, nas 12 horas anteriores. Caso o doador esteja gripado ou resfriado, deverá aguardar uma semana para poder doar novamente.
Endereços
Mensagem Clínica: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar,155– 1º andar,
Solução
Todas as informações estão disponíveis no site da estrutura ou pelo telefone Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800, WhatsApp: (11) 9-9152-7653 ou e-mail: faleconosco@prosangue.sp.gov.br.