No Image

As obras de construção do novo aeroporto internacional no estado de São Paulo, em Olímpia, estão previstas para começar ainda este ano. Segundo a Empresa Brasileira de Instalações Terminais Aeroportuários (Infraero), a única pendência para a apresentação do orçamento é o início do processo de licitação. PUBLICIDADE Localizada a 430 quilômetros da capital, Olímpia é conhecida como a “Orlando brasileira” – do destino turístico da Flórida (Estados Unidos) – devido ao seu parque temático termal, que atrai 4,8 milhões de turistas por ano. O terminal já possui registro oficial, registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) desde 21 de março. A Secretaria de Comunicação Social também já definiu o CEP do futuro terminal aeroportuário, na Estrada Municipal OLP 382, ​​no bairro Aeroporto. O local onde será construído o terminal do Aeroporto Internacional de Olímpia foi adquirido pela prefeitura. A construção está prevista para começar

este ano. Foto: Prefeitura de Olímpia/Divulgação Em outubro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria do Ministério dos Portos e Terminais de Aeroportos, federalizando a área, transferindo a responsabilidade pela execução, fiscalização, tramitação e expedição dos incuráveis ​​para a Infraero. Segundo a prefeitura, a previsão é de que as obras sejam iniciadas em 2025. Segundo a Infraero, o futuro terminal deverá ser o terceiro terminal aéreo internacional no estado. Atualmente, apenas os terminais aeroportuários de Guarulhos (Cumbica) e Viracopos (Campinas) possuem esse status. Congonhas, na zona sul de São Paulo, possui passagens aéreas para Buenos Aires. No entanto, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estas envolvem conexões: ou seja,O avião que sai de Congonhas ainda faz rota residencial. Leia também: Ajudar os turistas na região – o Thermas dos Laranjais e o parque temático Hot Coastline estão entre os mais famosos do país – é um dos objetivos. Recentemente, Olímpia recebeu nota “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, a elite do setor. Com uma localização estratégica – entre São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, e próxima ao Triângulo Mineiro – a cidade conta com mais de 34 mil leitos de resort. As estratégias são para atingir 40.000 até 2027. A cidade também está investindo na revitalização do centro histórico e em novas instalações turísticas para atrair visitantes. “Em uma 2ª fase, pretendemos transformar o terminal do aeroporto em uma ferramenta para escoar a produção da região, beneficiando 200 cidades vizinhas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito Geninho Zuliani (União Brasil) ao Estadão. Publicidade De acordo com a Infraero, haverá um impacto direto na situação econômica de 37 cidades, com cerca de 1 milhão de pessoas. Área de 200 hectares A construção será em um terreno de 200 hectares adquirido pela prefeitura. Fica a 20 quilômetros da região metropolitana, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda. Com uma pista de 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, terá capacidade para atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano. Existe a possibilidade de ampliar a pista para até 2.500 metros. O terminal também será preparado para receber aeronaves de grande porte, como Viracopos. O pátio de aeronaves terá 200 metros de extensão para taxiar até 6 aeronaves Boeing ou Airbus simultaneamente.Publicidade Segundo a prefeitura, há um primeiro plano orçamentário de R$ 500 milhões, vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, para a construção. A previsão é de que a obra seja concluída em dois anos.

O novo terminal deverá receber voos internacionais de países da América do Sul. Devido ao seu parque temático termal, Olímpia é chamada de “Orlando brasileira”. Foto: Rogério Parra Especialista defende pista maior Para Raul Marinho,

supervisor de tecnologia da Agência Nacional de Aviação Civil (Abag), a pista precisa ser maior do que a inicialmente projetada para atender à demanda global. “(Na dimensão pretendida) Certamente seria um terminal de voo adequado para aeronaves do tipo Jet 320, aproximadamente um 321, o Boeing 737 Max 8, em algum momento aproximadamente o 9, que são aeronaves mais utilizadas em procedimentos residenciais”, afirma. Ainda segundo ele, a variedade de recursos impede que o terminal de Olímpia seja uma alternativa ao de Cumbica.

“Viracopos é muito mais perto de São Paulo e está ocioso. A região do Triângulo Mineiro tem ótimos terminais aeroportuários para oferecer àquela região. E Ribeirão Preto também tem planos para ter um aeroporto internacional.”

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment