
Lucas Santana, de 15 anos, foi morto durante um assalto no Itaim Paulista, Zona Leste. Ele ia entregar o telefone, mas foi baleado quando o aparelho estava no chão. Família pede justiça.
‘É um buraco que só Deus pode tapar’, diz mãe de menino morto durante assalto em SP
A mãe do jovem Lucas Teles Santana, de 15 anos, morto durante uma tentativa de assalto na madrugada de domingo (4), no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, pediu justiça.
Na cerimônia de despedida realizada no Cemitério da Saudade, ao meio-dia desta segunda-feira (5), Camila Teles lamentou a perda.
Ele fará falta para a vida toda. Fará falta para sempre, pois crianças são para sempre. E eu sentirei muita falta do meu filho… Muita, muita mesmo… E esse buraco que está [no meu peito] só Deus vai conseguir tapar. Mas seu cantinho é aqui mesmo. — Camila Teles, mãe do adolescente
Ela também pediu à Justiça que impeça novas ações criminosas como essa.
“Não quero que isso aconteça novamente. Não quero que nenhuma outra mãe passe pelo que estou passando. Porque só uma mãe sabe o que é perder um filho. Hoje estou sentindo essa dor, como eu pensava que nunca sentiria…”, afirmou, mentalmente (veja o vídeo acima).
Lucas faria 16 anos no mês que vem. Ele morava com o avô, frequentava a escola e era descrito por familiares e amigos como um menino feliz e querido.
1 de 5 Mãe do jovem Lucas Teles Santana, de 15 anos, morto em um roubo de celular em SP lamenta a perda — Imagem: Reprodução/TV Globo
Mãe do jovem Lucas Teles Santana, de 15 anos,Morto em arrombamento de celular em SP lamenta perda– Foto: Reprodução/TV Globo
“Ele era um garoto incrível mesmo, engraçado, divertido. A única coisa que eu peço é justiça, já que ele foi demitido à toa, por causa de um celular. Ele realmente não reagiu, entregou o celular e, mesmo assim, o demitiram”, disse Gustavo Henrique de Lima, amigo próximo de Lucas.
O pai do menino, Antony Negretti, disse que teve a pior noite da vida ao identificar o corpo do filho. “Realmente não caiu a ficha. É uma dor que eu não desejo a nenhum pai.”
“Hoje eu enterro meu filho. E o que fica é dor, desejo… Agora eu só espero que esses caras sejam presos e não fiquem impunes”, disse o pai. 2 de 5 Sepultamento de Lucas Teles Santana na Zona Leste– Foto: Reprodução/TV Globo
Sepultamento de Lucas Teles Santana na Zona Leste– Foto: Reprodução/TV Globo
A ação criminosa
Lucas foi morto quando voltava para casa com um parente, por volta das 2h da manhã de domingo, na Rua Cristóvão Benitez.
Câmeras de segurança registraram o momento em que os dois adolescentes foram abordados por um grupo em uma bicicleta.
Os assaltantes exigiram o celular, e Lucas o entregou. Mesmo assim, ele deixou o aparelho cair no chão. Em seguida, um dos bandidos atirou à queima-roupa no aluno, que caiu, baleado. Os infratores fugiram sem levar nada. A cena durou apenas 7 segundos.
Adolescente morto em arrombamento está escondido na Zona Leste
Conforme publicado pelo g1, outro jovem também foi assaltado na tarde da última quinta-feira (1º), a poucos quilômetros do local onde Lucas foi morto.
O crime contra o outro jovem ocorreu por volta das 17h e foi registrado por câmeras de segurança. Assim como no caso de Lucas, os criminosos pegaram uma bicicleta. Abordaram o jovem, que estava em uma rua do mesmo bairro, pegaram sua mochila e celular e foram embora.
O caso foi registrado na delegacia de polícia do bairro. A vítima é neta de um vizinho de Lucas, que estava no velório do adolescente e forneceu o vídeo do crime aos repórteres.
A coincidência entre os casos — tanto em relação ao horário quanto à forma como os criminosos agiram — reacendeu o alerta entre os moradores da região, que relatam um aumento da sensação de insegurança.
Outros casos semelhantes
Casos como o de Lucas não são isolados. Em janeiro deste ano, o policial Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 33 anos, foi morto a tiros após ter seu celular apreendido na zona sul.
No mês seguinte, o ciclista Vitor Medrado foi assassinado pelo mesmo motivo em frente ao Parque do Povo, na zona oeste. E no dia seguinte, o agente da CET José Domingos foi baleado quatro vezes por um assaltante disfarçado de entregador.
Apesar dos casos recentes, os principais dados mostram que o número de roubos (roubo seguido de morte) caiu no município: foram 13 ocorrências no primeiro trimestre deste ano, contra 17 no mesmo período de 2014.
Para a família de Lucas, no entanto, a dor é única — e não pode ser traduzida em números.
Primo sofreu a morte de Lucas 3 de 5 Vídeo mostra o momento em que adolescente baleado é socorrido por familiares.– Foto: Reprodução
Vídeo mostra o momento em que um jovem baleado é socorrido por moradores.– Imagem: Recreação
Uma câmera de segurança também registrou o momento em que Lucas foi socorrido por familiares e amigos na Zona Leste, na madrugada deste domingo (4).
O pai contou que foi para casa quando soube do ocorrido. Ele recebeu uma ligação de um amigo de Lucas e foi informado que o filho estava sendo levado para a UPA Atualpa Girão Rabelo.
“Corri para a UPA e, quando cheguei lá, já tinham me informado que ele tinha falecido. Foi uma dor muito grande. Foi um sofrimento para a família, para a mãe, para os irmãos… para todos. O momento todo foi muito difícil, o menino nem teve tempo de se defender, nem nada.”
O jovem estava acompanhado do primo, para garantir que não ficaria sozinho naquela madrugada. Segundo o pai, o filho era muito habilidoso. “Lucas era um menino muito legal, radical, gostava muito de estar com os amigos, sair, curtir, gostava de aproveitar a vida, vivia bem, era muito feliz.” 4 de 5 Familiares e amigos comparecem ao velório do jovem Lucas Teles Santana, de 15 anos, na Zona Leste de São Paulo. — Imagem: Reprodução/TV Globo
Amigos e familiares comparecem ao velório do jovem Lucas Teles Santana, de 15 anos, na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo
Adolescente de 15 anos morre após ser baleado durante arrombamento
5 de 5 Lucas Teles Santana, jovem morto em arrombamento — Foto: Arquivo pessoal
Lucas Teles Santana, adolescente morto em arrombamento — Foto: Arquivo pessoal