O ambulatório foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde e do bem-estar da população carente. O local funciona na Casa de Orações da Luz, no centro de São Paulo, e foi desenvolvido com contribuições de fiéis católicos. 1 de 4 O Consultório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde da população em situação de rua.– Imagem: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

O Consultório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde da população em situação de rua.– Foto: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

Dois meses antes da morte do Papa Francisco I — que morreu hoje aos 88 anos — a cidade de São Paulo ganhou um consultório médico específico para pessoas em situação de rua.

O local recebeu o nome de ‘Centro do Papa’, cedido pelo Padre Júlio Lancellotti, organizador da Pastoral da População em Situação de Rua na capital paulista, em virtude das orientações do líder da Igreja Católica sobre o acolhimento da população carente.

O centro foi inaugurado em 19 de fevereiro pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, em conjunto com o próprio Padre Júlio, com o objetivo de oferecer assistência e “tratamento digno à população carente da cidade”.

Lá, as pessoas em situação de rua recebem atendimento de profissionais médicos e enfermeiros, que realizam exames de saúde, prescrevem medicamentos, encaminham para especialistas, aplicam curativos e fornecem vacinas às pessoas que sobrevivem nas ruas da capital paulista.

A sala foi construída com contribuições recebidas pela Igreja Católica de fiéis admiradores do Papa Francisco e do trabalho determinado do Papa Júlio em favor dos carentes.

Papa Francisco deixa um legado de mudança na Igreja Católica

LEIA AINDA MAIS:

Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, morre aos 88 anos em Roma Dom Odilo lamenta a morte do Papa Francisco: ‘pedimos a Deus que o acolha e o recompense por cada pequena coisa que ele proporcionou à Igreja’ ‘Papa Francisco deixa um legado de misericórdia e compaixão’, afirma Padre Júlio Lancellotti PÁGINA ESPECIAL revela a tradição de Jorge Bergoglio em 4 atos VÍDEO: como a fatalidade foi revelada; motivos não foram descritos Última luta de Francisco protestou contra pneumonia; reconhecer

No dia da inauguração, Dom Odilo Scherer destacou o valor dos equipamentos de bem-estar no ano jubilar de 2025 da Igreja Católica, seguindo os padrões do suposto ‘papa dos excluídos’.

“O Papa Francisco realmente nos pediu para termos ‘distanciamento e convivência’. E aqui certamente será um lugar onde eles serão acolhidos e recebidos com todo o amor”, afirmou o cardeal ao Jornal o São Paulo, da Igreja Católica de SP. 2 de 4 O arcebispo-mor de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de SP. — Foto: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de SP.– Foto: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

O Padre Júlio destacou ainda a atuação conjunta da cultura civil e dos profissionais da área de bem-estar para desenvolver o espaço e mantê-lo ativo.

“O Papa Francisco ressalta que a caridade é um dos pilares cruciais do Jubileu da Esperança; ela expressa o amor ao próximo de forma substancial. No contexto da clínica, o tratamento gratuito significa mais do que um serviço de saúde. É um ato de solidariedade e respeito próprio para com quem mais precisa”, disse Lancellotti.

“É um trabalho integrado ao SUS e voltado para a população em situação de rua, com ênfase na questão do sofrimento psíquico”, comentou.

Em 2020, o Padre Júlio mencionou o telefonema que recebeu do Papa Francisco incentivando-o sobre a necessidade de continuar trabalhando na Pastoral do Povo de Rua, em São Paulo.

“[O Papa Francisco] disse não se intimidar, ter coragem e fazer como Jesus. Realmente temos que viver este momento com solidariedade, com foco nos mais fracos, e isso tem que ser a tônica para mudar a estrutura das nossas vidas”, disse o padre ao g1.

3 de 4 Papa Francisco em uma imagem de 18 de abril de 2022, na Praça de São Pedro, no Vaticano – Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Papa Francisco em uma foto de 18 de abril de 2022, na Praça de São Pedro, no Vaticano – Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Como funciona

O ‘local de trabalho do papa’ fica na Casa de Oração, localizada na Rua Djalma Dutra, 3, no bairro da Luz, no centro de São Paulo.

O espaço conta com parceria do Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza profissionais de saúde para oferecer atendimento médico e ambulatorial no local,por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar (SMS), da Prefeitura de SP.

Para manter o trabalho, a Pastoral do Povo da Rua está solicitando doações de itens como protetores de mãos, máscaras, álcool em gel, sabonete líquido e papel-toalha, por exemplo.

4 de 4 O Escritório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas em situação de rua.– Foto: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

O Escritório do Papa foi inaugurado em 19 de fevereiro de 2025 pela Arquidiocese de São Paulo para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas em situação de rua.– Imagem: Reprodução/Jornal ‘O São Paulo’/ Arquidiocese de SP

O ‘Escritório do Papa’ é apenas um dos muitos esforços em prol da população em situação de rua que acontecem na Casa de Oração, entre eles a Padaria Dom Paulo Evaristo Arns, que diariamente produz pães que são oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Criada pelo Vicariato Episcopal de Caridade Social, entidade que tem como objetivo organizar, dinamizar, orientar, filtrar e dinamizar pastorais, movimentos, associações, trabalhos sociais, equipes e entidades ligadas à Igreja, a Pastoral do Povo da Rua realiza diversas ações filantrópicas na cidade.

Dentre as iniciativas focadas no atendimento à população em situação de rua, destacam-se também organizações como Missão Belém, Missão Eucarística Voz dos Pobres, Arsenal da Esperança, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Aliança de Misericórdia e Sefras–Ação Social Franciscana.

Papai Júlio Lancelotti lamenta a fatalidade de Francisco I e menciona a tradição do ‘papa dos inadequados’

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment