
Previsão do Climatempo alerta para temporais nesta sexta-feira (25) e instabilidade no fim de semana. Abril pode bater recordes de chuva em SP.
Veja os destaques da previsão do tempo
O último fim de semana de abril começa com tempo instável em grande parte do país, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Em São Paulo e Rio de Janeiro, a sexta-feira (25) certamente será marcada por chuvas intensas, ventos fortes e risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos.
A tendência é que a instabilidade diminua ao longo do sábado (26) e domingo (27), mas o tempo permanecerá nublado e sujeito a pancadas de chuva isoladas.
São Paulo: chuva equivalente a um mês em 2 dias
Após um início de semana bem mais estável, o estado de São Paulo volta a ficar em alerta para temporais. A instabilidade começou na quinta-feira (24) e se agravou nesta sexta-feira com o avanço de uma nova pressão atmosférica no litoral paulista. A projeção da Climatempo aponta acumulações entre 70 mm e 90 mm em 48 horas na capital — o equivalente à média de chuvas de todo o mês de abril, que é de 87 mm. Se os volumes previstos se confirmarem, abril de 2025 poderá ser o abril mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 1961. Até o dia 22, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado 169 mm no Mirante de Santana. Apenas 36 mm separam esse valor do recorde de 204,9 mm, registrado em 1976. Além das fortes chuvas, há risco de ventos fortes, queda de galhos e alagamentos nas áreas metropolitanas. As pancadas de chuva podem ocorrer em todas as regiões de São Paulo, incluindo Grande São Paulo e litoral.
Rio de Janeiro: solo saturado aumenta riscos
No estado do Rio de Janeiro, sexta-feira certamente também será um dia de máxima atenção. A combinação de umidade proveniente do Norte do país, menor pressão perto do litoral e ventos de alta altitude deve criar tempestades, especialmente na região centro-sul do Rio de Janeiro. Rajadas de vento podem chegar a 70 km/h no norte do estado.
A capital do Rio de Janeiro pode registrar até 30 mm de chuva ao longo do dia, com risco de alagamentos e impacto no trânsito. O solo está atualmente bastante saturado após um mês chuvoso de abril, com acúmulos de mais de 200 mm em várias cidades – Duque de Caxias (280 mm), Nova Friburgo (268 mm) e Macaé (259 mm) estão entre os destaques.
Durante o fim de semana, o tempo certamente permanecerá instável, mas os volumes previstos certamente diminuirão. No sábado, são esperados cerca de 8 mm na capital, com céu nublado e períodos de sol. No domingo, a tendência é de chuvas fracas e passageiras (3 mm), o que pode propiciar períodos de tempo estável.
Nordeste: risco de tornados no litoral norte
A Zona de Junção Intertropical continua agitada e gera tornados no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. Em São Luís, o acumulado de chuvas entre sexta e domingo pode chegar a 30 mm, com temperaturas moderadas. Em Fortaleza e Recife, são previstas pancadas de chuva isoladas, enquanto outras regiões, como Maceió e João Pessoa, devem ter clima estável e calor intenso.
Veja as informações do boletim meteorológico