
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta para a projeção de chuvas moderadas a fortes entre esta quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25. Segundo a corporação, há risco de tornados, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões do Estado. O governo de São Paulo abriu um gabinete de situação que certamente funcionará ao longo dos próximos dias.
— As localidades que podem ser mais afetadas são a região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, além das regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
— Volumes consideráveis de chuva também são previstos em outras localidades, como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru. As instabilidades são causadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, pela presença de ventos fortes em níveis elevados da atmosfera e pela passagem de uma onda de frio sobre o mar, próximo ao litoral de São Paulo. Segundo o site Climatempo, um ciclone extratropical certamente se desenvolverá próximo ao litoral sudeste do Brasil e deve provocar chuva e ventos fortes em São Paulo, além de outros três estados do Nos próximos dias, o centro-sul e o leste do Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina. A cidade de Igarapava, comunidade na zona norte de São Paulo, sofreu transtornos em decorrência dos temporais de quarta-feira, 23. A forte chuva que atingiu a região causou alagamentos e provocou o desabamento de um muro no bairro Jardim Havaí e de um muro de proteção na Rua 22 de Maio, segundo a Defesa Civil.Não houve registros de alvos desde a noite de quarta-feira. “Grupos da Proteção Civil
da cidade permanecem na área para auxiliar os cidadãos afetados”, informou o governo de São Paulo. Gabinete de Situação está acionado. Para reforçar o monitoramento e garantir uma resposta rápida aos casos, a Defesa Civil estadual acionou
um gabinete de emergência no Palácio dos Bandeirantes. O grupo funcionará na quinta-feira, das 14h às 22h, e na sexta-feira, das 8h às 22h, integrando órgãos governamentais, concessionárias de serviços públicos, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de assistência. A população deve ficar atenta às notícias oficiais e, em caso de emergência, ligar para o 199. A recomendação é redobrar a cautela em locais de risco, como morros, margens de rios e áreas com histórico de alagamentos ou deslizamentos.