
A Arquidiocese de São Paulo realizará uma missa ao meio-dia desta segunda-feira (21) para desejar o “perpétuo descanso do Sumo Pontífice”. O Papa Francisco faleceu nesta manhã. A cerimônia será realizada na Catedral da Sé, na área central da capital paulista, e será celebrada por Dom Odilo. O cardeal afirmou ter recebido a notícia da morte do pontífice com profundo pesar. No ano passado, Dom Odilo enviou ao papa um pedido de renúncia ao comando da Arquidiocese de São Paulo — cargo que ocupa desde 2007.
Na época, o pontífice aprovou o pedido, mas pediu que o arcebispo permanecesse no cargo até o final de 2026.
O pedido faz parte de uma norma da Igreja Católica. Dioceses entregam pedido de renúncia ao Vaticano após completarem 75 anos.
O Papa Francisco faleceu na madrugada de segunda-feira. A declaração foi feita pelo Cardeal Kevin Farrell, por meio de uma mensagem em vídeo do Vaticano. “Amados irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo comunicar a morte do nosso Santo Pai Francisco”, declarou Farrell. “Às 7h35 desta manhã (2h35, horário de Brasília), o diocesano de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai.” Em sua última visita pública, neste domingo (20), o pontífice fez uma breve aparição na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a tradicional bênção pascal. Com dificuldade para falar, ele mencionou que existe um “problema significativo e indigno” na Faixa de Gaza, condenou a ascensão do antissemitismo em todo o mundo e afirmou que não há paz sem flexibilidade religiosa.