O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local na noite de domingo (11) e afirmou, acompanhado de um diretor da Sabesp, que as obras de recuperação da Sabesp devem levar trinta dias, mas que uma das três faixas precisa ser removida até quarta-feira (14).

Reabertura de cratera causa trânsito intenso na Marginal Tietê nesta segunda-feira

A reabertura de uma megacratera na Marginal Tietê, em São Paulo, no mesmo local de um mês atrás, provocou um congestionamento intenso na manhã de segunda-feira (12).

O trânsito foi interditado na Avenida Castello, da Ponte Atílio Fontana até o acesso às Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no local da cratera na noite de domingo (11) e afirmou, acompanhado de auxiliares e agentes da Sabesp, que uma das três faixas que estão fechadas só deve ser liberada nesta quarta-feira (14).

Segundo a Sabesp, o trabalho completo de recuperação deve levar cerca de 1 mês. 1 de 2 Reabertura de mega cratera na Marginal do Tietê causa grande congestionamento na chegada a São Paulo nesta segunda-feira (12).– Foto: Reprodução/TV Globo

Reabertura de mega cratera na Marginal do Tietê causa grande congestionamento na chegada a São Paulo nesta segunda-feira (12).– Foto: Reprodução/TV Globo

“O problema na rede tem 18 metros de profundidade e vamos entrar no túnel e ir mais 18 metros para chegar ao coletor que atende toda a Zona Norte até Barueri, fazendo a manutenção lá”, afirmou a diretora da Sabesp, Samantha (veja o vídeo abaixo).

“A equipe vai trabalhar 1 dia para devolver essas faixas da Marginal o mais rápido possível”, afirmou Ricardo Nunes.

Supervisor da Sabesp informa Nunes que serviços de reparo de cratera na Marginal terão duração de trinta dias

Na manhã desta segunda-feira (12), o Supervisor de Projetos da Sabesp, Roberval Tavares, esclareceu que a ruptura no poço de transporte de esgoto causou exatamente o mesmo problema de abril e que agora será necessário restaurar e não apenas consertar os danos.

“Anteriormente, em abril, houve uma fissura em uma caixa que temos aqui que tem 18 metros de profundidade. É um interceptor de esgoto que leva todo o esgoto da Zona Norte de SP para a ETE Barueri. Houve uma fissura e fizemos a manutenção. No sábado à noite, ela voltou ao mesmo local novamente e verificamos que agora não temos mais condições de fazer a manutenção. Vamos reconstruir o conjunto e fazer uma nova inspeção e poço de visita”, afirmou.

“Provavelmente trabalharemos muito para limpar pelo menos uma das faixas aqui na orla até quarta-feira, e possivelmente duas durante a semana. O trabalho final levará um mês”, destacou Tavares (veja o vídeo abaixo).

Diretor da Sabesp especifica que os reparos na cratera na Marginal do Tietê devem levar um mês.

Reabertura da cratera

A cratera surgiu no mesmo local onde já havia sido aberta em 10 de abril. Assim como ocorreu em abril, a Sabesp assumiu a responsabilidade pelo furo.

Quando a cratera apareceu pela primeira vez no mês passado, a empresa informou que o furo foi causado por uma rachadura na tampa de um poço artesiano na região da Marginal Tietê, que causou erosão do solo e da rua. O reparo da tubulação de esgoto tinha 18 metros de profundidade.

Agora, a Sabesp afirmou, em nota,que a causa foi uma sobrecarga na rede de esgoto provocada pelas fortes chuvas na região norte da cidade na noite de sábado, que “causaram novos danos à rede de esgoto, o que motivou a reabertura do buraco na Marginal Tietê”. A previsão é de que a faixa da direita seja liberada para o tráfego nesta quarta-feira, caso a chuva não impeça o desenvolvimento da obra. (Confira a nota completa ao final.) Rota alternativa

Cratera reabre na Marginal Tietê em São Paulo

A Companhia de Planejamento de Tráfego (CET) interditou totalmente o trecho. Agentes de trânsito da região estão orientando os motoristas para outras faixas, respeitando as faixas locais e expressas da própria Marginal Tietê.

A empresa informa que motoristas que seguem para a Rodovia Castelo Branco e Contorno Pinheiros podem utilizar o trecho da Lapa, seguindo pela Ponte da Freguesia do Ó, Av. Ermano Marchetti, Rua Nossa Senhora da Lapa, Rua Pio XI, Av. Cerro Corá, Av. Queiroz Filho e Ponte do Jaguaré.

No dia 10 de abril, quando a cratera apareceu pela primeira vez, a CET bloqueou a passagem por cinco dias para que a Sabesp pudesse reparar os danos. Veja o vídeo abaixo:

No dia 22 de abril, 12 dias depois, a via foi rebaixada no mesmo local, o que levou a empresa a fechar o trânsito no local por quase 9 horas.

Comunicado da Sabesp

Em nota, a Sabesp se desculpou pelo transtorno e informou que “a sobrecarga na rede de esgoto causada pelas fortes chuvas na Zona Norte da cidade de SP na noite do último sábado provocou novos danos na rede de esgoto, o que provocou a retomada do vazamento no Baixo Tietê”.

“Os técnicos da empresa estão realizando a manutenção de uma solução definitiva e a previsão é de que as obras durem 1 mês,com o fechamento preliminar de três faixas da via central. A previsão é de que a faixa adequada seja liberada ao tráfego nesta quarta-feira, caso as chuvas não atrapalhem o andamento da obra. Em conjunto com a Prefeitura, a Empresa liberará posteriormente uma segunda faixa o mais breve possível, até que a intervenção esteja totalmente concluída. A obra está sendo executada com base em critérios de projeto focados em durabilidade, desempenho hidráulico e segurança na área impactada”, afirmou. “No incidente anterior, foram realizadas manutenções corretivas do sistema e a via foi liberada simultaneamente, com foco no retorno à normalidade em curto prazo. No entanto, a repetição do evento evidenciou a necessidade de alteração da estrutura existente”, concluiu a nota. 2 de 2 Cratera retoma na Marginal Tietê – Foto: Art/g1

Cratera retoma na Marginal Tietê – Foto: Art/g1

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment