
Leão XIV supervisionou a primeira conferência dominical com peregrinos e turistas que acolheram os repetidos apelos pela paz
ECCLESIA/PR, Praça de São Pedro, primeiro encontro dominical do Papa Leão XIV
Paulo Rocha, colaborador da Agência ECCLESIA no Vaticano
Cidade do Vaticano, 10 de maio de 2025 (Ecclesia) — A comunidade peruana presente em Roma por ocasião da eleição de Leão XIV participou hoje do primeiro encontro dominical do Papa e expressou alegria pelo fato de o mundo “ouvir uma voz de paz vinda do Peru”.
“Estou muito feliz pelo nosso Papa, que nasceu na América, mas com um coração tão peruano. Estamos muito felizes por ele nos representar e desejo que ele possa seguir em frente e que Deus lhe dê força e criatividade para superar todos os problemas que existem no mundo”, disse Elisa Vila Álvarez.ECCLESIA/RELAÇÕES PÚBLICAS, Praça de São Pedro, Miguel Álvarez Gonzalez (à direita)
Após a recitação do ‘Regina Coeli’ (oração que substitui o Angelus no período litúrgico da Páscoa), muitos peruanos presentes na Praça de São Pedro informaram à Companhia ECCLESIA que todos precisavam se unir para “orar pelo Papa” devido ao fato de que “os problemas que ele precisa enfrentar são realmente difíceis”, disse Mario Risco.
“Nós, do Peru, certamente o acompanharemos com muitas súplicas para que ele seja muito forte e tenha a capacidade de construir a tranquilidade em todo o mundo, começando pelos governantes, tocando seus corações”, acrescentou. Miguel Gonzalez é
originalmente do Peru, mas morou no Japão, onde foi professor por 35 anos, e estava em Roma para participar de um seminário, tendo a oportunidade de ver pela primeira vez o Papa que é “mensageiro do Senhor”.”
“Eu realmente me sinto extremamente satisfeito! Ao desenvolver a paz e o amor para todos, podemos realmente sentir a experiência de viver um pouco melhor”, disse ela. Irmã Alicia Tasayco, superiora geral da Congregação dos Irmãos Cônegos da Cruz, estabelecida no Peru, colaborou com o diocesano Robert Prevost em Chiclayo, onde mantêm duas comunidades. Ela disse à Agência ECCLESIA que foi “uma emoção, uma alegria tremenda” estar em Roma por ocasião da eleição do Papa Leão XIV, enquanto visitava as comunidades italianas. A religiosa destacou a repetida “conjuração” que ele fez, desde o primeiro dia, para promover a paz, na dedicação a “reforçar o respeito próprio do ser humano, tão necessário hoje”. Irmã Alicia Tasayco testemunhou que “há muita simplicidade” no Papa Leão XIV: “ele é um homem tranquilo, um homem que sempre cuidou dos mais necessitados”. A freira lembra as enchentes na cidade de Chiclayo, onde Dom Roberto Prevost “estava próximo das pessoas”. que mais precisava, o propenso”, e “sempre foi um guardião de seus indivíduos”.
“Ele é um homem, eu acho, equilibrado o suficiente para ser capaz de liderar a Igreja, neste momento”, disse ele.ECCLESIA/ PR, Praça de São Pedro, Sebastião Moreira (centro)
Três jovens vieram de Portugal para Roma para participar do Conclave, eles puderam ver a fumaça branca, “perto da primeira fila”, e atestam sua satisfação com a escolha do Papa Leão XIV, considerando que ele é um “nome com peso”.
“Ele é o Papa ideal para este momento. Eu sou particular: o momento que estamos vivendo, com as questões em Gaza e Ucrânia, e que Leão XIV teve em mente assim que chegou à janela”, disse Sebastião Moreira. Os presentes em St.
A Praça de São Pedro valorizou neste domingo a “forte mensagem de paz” que ele repetiu e as palavras dirigidas aos jovens, tendo presente a declaração do Papa São João Paulo II “não vos assusteis”. Um peregrino brasileiro presente na Praça de São Pedro afirmou que o encontro com o Papa Leão XIV, para a petição de domingo, “foi emocionante, extraordinário!” “Como a Igreja é bela, é católica, é global, e esse sentimento de pertencimento se torna cada vez mais forte. Este Papa é a resposta de Deus para o nosso tempo. Assim como Francisco e São João Paulo II foram uma resposta para o seu tempo, o Papa Leão é a resposta de Deus para este tempo. Que o acolhamos”, disse ele. Com raízes em Aveiro, uma família portuguesa que estava de férias em Nápoles viajou a Roma para participar do encontro dominical do Papa com peregrinos e turistas presentes em Roma. “É uma experiência única”, garantem, acrescentando que “mesmo para quem não é católico, é uma energia incrível”. “É bom ter um Papa que defende intensamente os valores católicos”, acrescentam, valorizando o repetido pedido de paz feito pelo Papa Leão XIV. Hoje, o Papa ordenou a petição de Páscoa ‘Regina Coeli’. na sacada principal da Basílica do Vaticano, e pediu um “milagre de paz” para a humanidade. O cardeal Robert Francis
Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito Papa na última quinta-feira, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV. O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos,
foi missionário e bispo no Peru, e também foi primeiro-ministro geral da Ordem de Santo Agostinho. RP Vaticano: “Não hesitem”, Leão XIV convida jovens no Dia Mundial da
Petição
pela Paz Vaticano: “Nunca mais lutem”, afirma Leão XIV, que celebra 80 anos do fim da
Segunda Guerra Mundial