
Atriz de 11 anos faleceu no último dia 2 após desmaiar e passar por três unidades de saúde, onde sofreu 13 paradas cardíacas. A menina teve morte cerebral. Exames suspeitaram de tumor cerebral como causa da fatalidade. Veja o que se sabe e o que falta entender sobre o caso que comoveu os fãs. 1 de 15 Thays Brandão e sua filha Millena. A atriz faleceu aos 11 anos após sentir frustrações e passar por três unidades de saúde. A foto acima é de mãe e filha no Dia das Mães de 2024 — Foto: Divulgação
Thays Brandão e sua filha Millena. A atriz faleceu aos 11 anos após sentir enxaquecas e passar por três hospitais. A foto acima era de uma mãe e uma filha no Dia das Mães de 2024 — Foto: Divulgação.
“Tem sido muito difícil: o primeiro Dia das Mães sem ela”, contou Thays Brandão ao g1 sobre sua filha Millena, atriz e modelo mirim que faleceu há pouco mais de uma semana após passar por sérias frustrações e passar por três internações em São Paulo. O caso da menina de 11 anos comoveu fãs e aqueles que acompanhavam sua dramatização nas redes sociais e na imprensa.
Até a última atualização desta reportagem, a causa de sua morte ainda era desconhecida e estava sendo investigada pelas autoridades. A principal incerteza é que ela possa ter sido causada por um tumor cerebral. Veja abaixo o que se sabe e o que ainda não se sabe sobre o caso.
Neste domingo (11), quando se comemora o Dia das Mães, Thays vai relembrar os anos em que sua filha aparecia constantemente com cartinhas que ela entregava naquela data.
“Ela nunca deixou passar despercebido!”, escreveu a mulher no Instagram de Millena sobre o que ela fez.”Ela se incomodava comigo acordando com café na cama.”
A publicação foi feita no sábado (10), junto com uma série de fotos do último Dia das Mães, quando Thays recebeu o carinho da filha. “E como você faz falta aqui”, postou. “Ainda estou tentando me acostumar com a realidade de que você não vai voltar.”
2 de 15 Thays e Millena Brandão — Imagem: Recreação
Thays e Millena Brandão — Foto: Recreação
O que se sabe e o que se deve saber
Uma semana após a morte de Millena Brandão, seus pais ainda não sabem o que causou sua morte.
O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as possíveis causas e responsabilidades pelo ocorrido com a atriz. As Secretarias de Saúde municipal e estadual também estão apurando se a equipe médica que a atendeu cometeu alguma irregularidade.
Desde que começou a sentir fortes frustrações, a pessoa foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local e a dois hospitais estaduais em 9 dias. Durante esse período, ela desmaiou e teve 13 paradas cardíacas.
Após a suspeita de febre alta por dengue, que posteriormente foi descartada, os exames sugeriram uma infecção urinária e um possível nódulo cerebral. A morte encefálica de Millena foi confirmada em 2 de maio.
3 de 15 Millena Brandão tinha 11 anos; ao lado da foto do exame onde a seta do mouse circulava em vermelho, mostra uma área que se acredita ser um tumor no cérebro da atriz, de acordo com os familiares — Imagem: Reprodução/Divulgação
Millena Brandão tinha 11 anos; ao lado da foto do exame onde a seta do mouse circulava em vermelho, mostra uma área que se acredita ser um tumor no cérebro da atriz,Segundo familiares– Foto: Reprodução/Divulgação
Veja abaixo o que se sabe e o que não se sabe sobre o caso:
Essa é Millena 4 de 15 Millena Brandão se apresenta no SBT– Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Millena Brandão se posiciona no SBT– Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Millena passou a integrar a Cia Artística En’cena e integrou novelas diurnas como “A infância de Romeu e Julieta” e “A Caverna Encantada”, do SBT, além da produção da Netflix, “Sintonia”.
Com mais de 140 mil seguidores no Instagram antes de sua morte, Millena queria seguir carreira como atriz e modelo. Ela publicava fotos e vídeos de suas atuações e trabalhos, interagindo com os fãs.
Em outubro de 2023, Millena comemorou o início de sua carreira no canal de Silvio Santos. “E o desejo aconteceu… Quem acredita sempre alcança”, escreveu ela na legenda de uma imagem em frente à logomarca do canal.
O que a levou ao Hospital Pedreira 5 de 15 Millena Brandão tinha 11 anos. Na foto acima, ela aparece ao lado da irmã mais nova e dos pais, Luiz e Thays Brandão — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Millena Brandão tinha 11 anos. Na imagem acima, ela aparece ao lado da irmã mais nova e dos pais, Luiz e Thays Brandão — Imagem: Divulgação/Arquivo pessoal
No dia 24 de abril, Millena sentiu dor de cabeça ao ir pela primeira vez ao Hospital Geral de Pedreira, na Zona Sul. Segundo Thays e Luiz Brandão, pai da mulher, o médico que a atendeu afirmou que ela estava com febre alta por dengue, embora não tivesse feito nenhum exame.E ele a liberou para ir para casa e descansar. Ele prescreveu apenas dipirona.
No dia 26 de abril, Milena parou de aparecer em um evento, pois continuava sentindo dores, dessa vez na perna. A família retornou com a mulher ao posto de saúde de Pedreira, onde os exames de sangue não revelaram alterações. Ela foi orientada pela equipe médica a voltar para casa e descansar.
No dia 27 de abril, os familiares tentaram levá-la à igreja, porém a mulher sentiu fortes frustrações, sonolência e falta de apetite. Eles retornaram para casa.
Por que a UPA Antonieta 6 de 15Millena Brandão tinha 11 anos; exame onde círculo vermelho mostra local duvidoso que pode ser um nódulo no cérebro da atriz, segundo a família– Foto: Recreação
Millena Brandão tinha 11 anos; Teste onde o círculo vermelho mostra uma área que se acredita ser um tumor no cérebro da atriz, segundo a família– Imagem: Recreação
Na noite de 28 de abril, Millena desmaiou dentro do banheiro da residência. Seus pais a levaram para a UPA Maria Antonieta. Lá, ela recuperou a consciência. Os exames eliminaram dengue, Covid e H1N1. Os exames detectaram uma infecção urinária. Ela recebeu antibióticos prescritos, dipirona e, devido à enxaqueca persistente, tramal.
Devido à extensão de seu problema de saúde, os médicos solicitaram um local para ela em um posto de saúde. Na manhã de 29 de abril, Millena teve sua primeira apreensão cardiorrespiratória. A equipe médica a recuperou com massagens e choques elétricos. Depois disso, ele a entubou. Desde então, ela permanece em coma e nunca mais se levantou.
Como ela foi transferida para o Centro de Saúde Grajaú 7 de 15Braço de Milena com pulseira de identificação no pulso durante sua internação no Centro de Saúde Geral do Grajaú– Imagem: Reprodução/Divulgação
Braço de Milena com pulseira de identificação no pulso durante sua internação no Centro de Saúde Geral do Grajaú– Imagem: Reprodução/Divulgação
No mesmo dia, 29 de abril, um resgate a transferiu da UPA para o Hospital Geral do Grajaú, onde ela sofreu mais 12 apreensões cardíacas. Segundo a família, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava lotada, sua filha foi colocada em um quarto normal.
Durante o período em que Millena esteve internada, os médicos conseguiram para ela um quarto no Centro das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), mas ela não foi transferida devido ao seu estado de saúde precário. Qualquer tipo de movimento pode fazer o coração parar.
Suspeita de teste de crescimento cerebral? 8 de 15Millena Brandão tinha 11 anos; exame em que círculo vermelho revela área suspeita de ser um nódulo no cérebro da atriz, segundo a família– Foto: Recreação
Millena Brandão tinha 11 anos; exame em que círculo vermelho revela área suspeita de ser um nódulo no cérebro da atriz, segundo a família– Foto: Recreação
Um novo exame em Millena, este realizado com uma tomografia, descobriu uma massa de 5 centímetros em seu cérebro. Segundo os familiares, os médicos alegaram que o diagnóstico médico do que se tratava não era preciso.
“Mas não sabemos se essa massa era um tumor, um cisto, um edema, uma embolia… porque não conseguiram abrir a cabeça dela para ver”, afirmou Thays.Quando a morte cerebral foi constatada, 9 de 15 Millena ficou internada por quatro dias no Hospital Grajaú — Foto: Reprodução/Divulgação Millena ficou internada por quatro dias no Hospital Grajaú — Imagem: Reprodução/Divulgação Diante disso, como a mulher não se levantou e não apresentou nenhum tipo de melhora, os médicos decidiram iniciar o procedimento para comprovar sua morte cerebral. O que ocorreu em 2 de maio. Depois disso, a família autorizou o hospital a desligar os aparelhos. “Eu disse que se deixássemos o coraçãozinho dela parar de bater sozinho, nós sofreríamos muito mais, assim como ela. E pedimos para desligarem os aparelhos”, disse Thays ao g1. O que diz o atestado de óbito? 10 de 15 Encaminhamento do corpo de Millena Brandão informa que ela permaneceu em ‘coma’ e teve ‘choque circulatório’ — Foto: Recreação Encaminhamento do corpo de Millena Brandão informa que ela permaneceu em ‘coma’ e teve ‘choque circulatório’
— Imagem: Recreação O G1 também teve acesso ao atestado de óbito, com informações escritas à mão por um médico do último posto de saúde onde ela foi atendida, descrevendo que a mulher teve “morte prematura, sem causa aparente identificada”. O atestado de óbito de Millena, impresso e entregue à família, afirma “morte a ser esclarecida” e que “exames complementares” estão sendo aguardados. “Fica marcado um inquérito”, afirmou a mãe. 11 de 15A certidão de óbito de Millena Brandão afirma que a causa da morte ainda precisa ser esclarecida– Foto: Reprodução A certidão de óbito de Millena Brandão afirma que a causa da morte ainda precisa ser esclarecida– Foto: Reprodução O formulário de encaminhamento de cadáver, também com letra de médico,menciona que Millena “morreu durante uma internação de 4 dias”, chegando ao hospital com um quadro clínico de “coma” e “choque circulatório”. Segundo seu histórico clínico, a jovem apresentou “cefaleia há 6 dias” e “coma há 1 dia”. Houve também um “procedimento expansivo” associado ao “SNC” (Sistema Nervoso Central), de acordo com a tomografia realizada em 29 de abril. Esta relatou um “diagnóstico diferencial neoplásico indefinido” (desenvolvimento de novas células anormais, que podem ser benignas ou fatais, como um nódulo). O que as Secretarias de Saúde afirmam 12 de 15 Atriz infantil Millena Brandão – Foto: Recreação Atriz infantil Millena Brandão – Imagem: Recreação A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS), lamentou o falecimento de Millena. E ele informou, por meio de nota, que “certamente será instaurada uma sindicância para apurar e prestar esclarecimentos aprofundados sobre o atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Maria Antonieta”. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota para informar que o Hospital Geral de Pedreira lamenta o ocorrido com a paciente, que se coloca à disposição para prestar esclarecimentos sobre o caso. E que “o sistema apurará a conduta médica adotada durante o atendimento”. Por que a polícia está investigando o caso 13 de 15Thays, a filha caçula no colo, Luiz e Millena Brandão — Imagem: Divulgação Thays, a filha caçula no colo, Luiz e Millena Brandão — Imagem: Atenção A Polícia Civil decidiu investigar o caso de Millena após seus pais registrarem um boletim de ocorrência sobre a morte da menina no sábado (3).Foi registrado na sede da polícia como “morte suspeita”. O 101º Distrito Policial (DP), Jardim das Imbuias, instaurou inquérito para apurar as possíveis causas e responsabilidades pela morte de Millena. Quais órgãos estão investigando a causa da morte? 14 de 15 Atriz mirim Millena Brandão — Imagem: Reprodução/Redes sociais Atriz mirim Millena Brandão — Imagem: Reprodução/Redes sociais Caberá ao Serviço de Confirmação de Óbitos (SVO) apurar a causa da morte de Millena. Os resultados serão repassados aos pais e à perícia. O Instituto Médico Legal (IML) também investigará o que pode ter causado a morte da atriz. “Os laudos periciais foram solicitados e estão em andamento para análise pelas autoridades policiais”, diz o comunicado da Divisão de Segurança Pública (SSP) sobre o caso. A expectativa é que os exames sejam concluídos em até 90 dias. Família suspeita de negligência médica Milena Brandão, atriz infantil, morre aos 11 anos. Em entrevista ao G1, os pais de Millena afirmaram que querem que a polícia investigue a UPA, as unidades de saúde e suas equipes médicas por suposta omissão no atendimento prestado a Millena. Segundo Thays e Luiz Brandão, houve uma série de circunstâncias suspeitas, desde diagnósticos médicos duvidosos e falhos até a ausência de informações sobre o que de fato causou a morte da filha. “Os médicos ainda não disseram o que minha filha realmente tinha e o que a matou”, afirmou Thays. Ela e Luiz também são pais de uma menina de 2 anos. “Não sabemos o que a matou.A equipe de cobertura também conversou com o advogado Antonio Carlos Geraldes Neto, que está zelando pelos interesses dos pais da atriz. “Enquanto isso, estamos respeitando o luto da família. Já estamos planejando os próximos passos. Antes de tomar qualquer decisão, estamos revisando todos os fatos, reunindo todos os documentos. Hoje me reunirei com a família para discutir tudo o que aconteceu”, afirmou Toninho. De qualquer forma, ressalto que tudo será feito de acordo com a vontade da família. “A criança foi sepultada no dia 4 de maio em um cemitério da Zona Sul, em meio a grande comoção popular. 15 de 15 Thays e Millena Brandão em fotos do Dia das Mães 2024 — Foto: Divulgação Thays e Millena Brandão em fotos do Dia das Mães 2024 — Imagem: Divulgação