
A cirurgia das duplas é a 23ª realizada pelo médico Zacharias Calil e é considerada uma das mais complexas já realizadas em Goiás. Kiraz e Aruna passaram por preparação para o tratamento por cerca de 6 meses. 1 de 2 Gêmeas passarão por cirurgia de separação em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Duplas passarão por cirurgia de separação em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, passarão por cirurgia na manhã deste sábado (10), segundo a assessoria de imprensa do Centro Estadual de Saúde da Criança e do Adolescente — HECAD. A cirurgia das gêmeas é a 23ª realizada pelo médico Zacharias Calil e é considerada uma das mais complexas já realizadas em Goiás.
Nas redes sociais, o médico compartilhou o sistema do hospital que recebeu as meninas para a cirurgia. Os preparativos para o procedimento começaram há 6 meses. “São cerca de 16 especialistas envolvidos, sendo quatro anestesistas, médicos locais, três urologistas, pediatras e ortopedistas. A cirurgia custa mais de R$ 2 milhões e é custeada integralmente pelo SUS”, afirmou Zacharias. Os duplos foram separados e medicados para evitar gripes e síndromes respiratórias, fatores que impedem a realização da cirurgia. Segundo o médico, os duplos são unidos pelo ísquio e possuem três pernas, quadris, abdômen e tórax em comum, além de diversos órgãos, sendo classificados como triplo esquiópago, o que torna o caso especialmente complexo. A cirurgia deve durar mais de 15 horas.
“Este certamente será um dos procedimentos mais complexos que já realizamos. Todo o preparo feito anteriormente foi feito com muito carinho para oferecer a eles a melhor oportunidade de recuperação e estilo de vida”, destacou o médico.