
Escolhido papa nesta quinta-feira, 8, Robert Francis Prevost visitou as instituições agostinianas Mendel e São José, ambas no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, em julho de 2013.
A visita do novo pontífice ocorreu no contexto da Jornada Mundial da Juventude daquele ano, realizada no Rio e marcada pela presença do Papa Francisco. Como parte dos eventos que antecederam a viagem, São Paulo organizou o evento com religiosos de diversas partes do mundo, incluindo Prevost.
Papa Leão XIV (à direita) durante visita à Universidade Agostiniana Mendel em julho de 2013. Ao seu lado, Eduardo Flauzino, atualmente diretor geral das Universidades da SAEA. Imagem: Cultura Agostiniana de Educação e Aprendizagem e Assistência/Divulgação
Na época, ele era o padre-geral dos agostinianos e visitou a Universidade Mendel durante a Semana Missionária, realizada entre 15 e 20 de julho. O evento reuniu cerca de 600 jovens de vários países, segundo a Cultura Agostiniana de Educação e Aprendizagem e Assistência (SAEA), que administra as duas escolas.
Entre os documentos, ele estava com Eduardo Flauzino, diretor geral das Faculdades SAEA. Em uma visita mais rápida, Prevost também visitou a faculdade agostiniana de São José, administrada pela mesma instituição.
Passagem por Minas Gerais
Uma década antes, em 2004, o novo pontífice também visitou o Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Em mensagem nas redes sociais, a escola relembrou a visita do padre às dependências da instituição por meio de fotos. Entre essas visitas estava a festa de 70º aniversário de casamento da faculdade, em 2004.
“Relembramos com emoção os registros da presença do Papa Leão XIV em momentos tão importantes,que consiste nos 70 anos do Colégio Santo Agostinho e em conferências com nossos frades agostinianos”, escreveu o relato do colégio na publicação.
Em entrevista concedida pela Confederação Nacional das Diocesanas do Brasil (CNBB) nesta quinta-feira, 8, Ricardo Hoepers, bispo suplente de Brasília e assistente geral da CNBB, informou que Leão XIV também esteve no Brasil em 2012.
O bispo não tinha informações sobre as viagens, mas afirmou que as saídas foram em Belo Horizonte e também na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
POSTS RELACIONADOS: BRASIL
O que os agostinianos no Brasil esperam do Papa Leão XIV
BRASIL
Reitor da PUC-RJ conta como foi conhecer o novo papa há menos de um mês: ‘Ele é um homem amplo’
BRASIL
Como é o novo Papa Leão XIV nessas relações sociais? Postagem de blog crítica a Gestão Trump e muito mais
BRASIL
‘Ele gosta do Brasil e nos entende profundamente’, afirma diocesana da CNBB sobre o Papa Leão XIV