
Brendo Sampaio está preso desde 9 de abril. Segundo a denúncia do MP, o jovem dirigia em alta velocidade “apenas por diversão”. A defesa alega que o sinal estava verde para o condutor do veículo.
Jovens morrem após serem atropelados em faixa de pedestres na Grande São Paulo
O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou nesta terça-feira (6) a ação movida pelo Ministério Público contra o motorista acusado de atropelar e matar duas jovens de 18 anos em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, no início de abril. Ele continua preso.
Com a decisão do Tribunal do Júri, Brendo Sampaio passou a ser réu por duplo homicídio qualificado por intenção fútil e com motivo que dificultou ou impossibilitou a segurança das vítimas. Câmeras de segurança registraram o momento do acidente. (Veja o videoclipe acima.) Brendo tem 26 anos, é estudante de Direito e, no momento do acidente, voltava da faculdade. As amigas Isabela Priel Regis e Isabelli Helena de Lima Costa tinham ido comemorar um de seus novos empregos. Elas atravessavam uma das principais ruas da cidade quando foram atingidas pelo carro, que estava em alta velocidade. O impacto as lançou a mais de 50 metros de distância. Em sua defesa, o motorista declarou que a luz era verde para ele, que só viu os alvos quando os carros e caminhões os atingiram, que não fugiu e tentou ajudá-los. O teste do bafômetro confirmou que Brendo não estava embriagado. Posteriormente, ele também passou por um contra-teste no Instituto Médico Legal (IML), mas os resultados não foram divulgados. As autoridades suspeitam que ele estivesse participando de uma corrida de rua.
De acordo com a denúncia apresentada pela promotora Erica Philipi, Brendo Sampaio “infringiu repetidamente as regras de trânsito, desrespeitou os semáforos e dirigiu usando o celular”.
Segundo o Ministério Público, ele também não tentou se esquivar dos alvos, ameaçando matar as duas jovens. “O crime foi cometido por motivo fútil, pois o motorista estava dirigindo em alta velocidade para seu próprio prazer”, afirmou a promotora.
1 de 3 Isabelli Costa, Brendo Sampaio e Isabela Régis. Os amigos foram atropelados e mortos pelo motorista do veículo em São Caetano do Sul — Imagem: Reprodução
Isabelli Costa, Brendo Sampaio e Isabela Régis. Os amigos próximos foram atropelados e mortos pelo motorista do veículo em São Caetano do Sul– Imagem: Reprodução
7 multas por excesso de velocidade
Antes do acidente, Brendo tinha 12 multas de trânsito registradas no Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), segundo a Polícia Civil.
Sete delas foram por excesso de velocidade, uma por avançar sinal e outra por estacionar em local proibido.
Em 13 de janeiro deste ano, por exemplo, o automóvel envolvido no acidente, um Honda Civic preto, foi flagrado por um radar eletrônico a 97 km/h em outra via de São Caetano, onde o limite de velocidade permitido é de 60 km/h. Para a polícia, Brendo dirigia o carro.
De acordo com a perícia, a carteira de habilitação do motorista do veículo foi configurada para ser suspensa dias após o acidente, pois ele havia ultrapassado o limite de pontos permitido pelo Detran.
Duas jovens de 18 anos morrem após serem atropeladas em uma faixa de pedestres e terem seus corpos
O que o motorista do veículo afirma
Quando questionado, Brendo permaneceu em silêncio na delegacia. Mas em um vídeo gravado pela justiça no dia seguinte ao acidente, durante uma audiência de defesa, o motorista declarou em sua defesa que o sinal era verde para ele, que ele só viu os alvos quando os carros e caminhões os atingiram, que ele não fugiu e tentou ajudá-los.
Quando eu descobri, eu estava olhando para o semáforo à minha frente e vi que ele tinha ficado amarelo. Quando olhei para o meu, que é o da frente, vi que era verde. Então, provavelmente ficaria amarelo também (…) Foi quando eu bati. O carro atingiu as duas mulheres. E então eu parei. Eu saí do carro. Eu tentei prestar socorro. A pessoa que estava me seguindo já estava chamando uma ambulância. E fiquei no meu automóvel até que todas as empresas competentes chegassem.– Brendo Sampaio, motorista do veículo 2 de 3 Jovens foram atropeladas na faixa de pedestres na Avenida Goiás– Foto: Reprodução/CGE
Meninas foram atropeladas na faixa de pedestres na Avenida Goiás– Imagem: Reprodução/CGE
O motorista, no entanto, não informou em nenhum momento se estava em uma corrida com outro carro ou se estava em alta velocidade, segundo uma testemunha que disse ter visto o acidente e avisado a Polícia Civil.
Um dos advogados de Brendo também disse à imprensa que seu cliente afirmou que ele deveria estar um pouco acima do limite de velocidade ideal.
“Ele não tem um grande conhecimento de velocidade. Ele afirma que estava entre 60 km/h e 70 km/h,no entanto, ele não consegue definir com segurança a velocidade real do automóvel”, afirmou o advogado Francisco Ferreira.
3 de 3 2 mulheres morrem após serem atropeladas por pedestre que atravessava em Santo André– Imagem: Reprodução/TV Globo
Duas mulheres morrem após serem atropeladas por pedestre que atravessava em Santo André– Foto: Reprodução/TV Globo