Viajantes quase colidem uns com os outros relatam momentos tensos na Linha 15-Prata do Monotrilho

Uma passageira contou que ela e outros passageiros viram outro trem capotando e na mesma velocidade. Naquele momento, houve uma gritaria, e um passageiro acionou o botão de emergência.
Passageiros descem do monotrilho e caminham no sistema da Linha 15-Prata
Passageiros da Linha 15-Prata do monotrilho relataram ter passado por momentos de tensão na tarde de terça-feira (6), entre os terminais Oratório e São Lucas, na Zona Leste do terminal.
Em vídeos que mostram pessoas caminhando na plataforma elevada da linha do metrô, alguns afirmaram que houve um quase acidente entre dois trens. “Eles quase se chocaram”, gritou um homem.
“Quase se chocaram! Ficaram parados no meio”, disse outro passageiro.
Em conversa com a TV Globo, uma passageira que seguia em direção à Cidade Tiradentes contou que ela e vários outros passageiros perceberam que o trem que vinha na direção contrária estava no mesmo trilho que eles e vinha na mesma velocidade.
A mulher afirmou que naquele momento houve uma gritaria generalizada e um passageiro decidiu apertar o botão de emergência.
Após apertar o botão, o trem parou e os passageiros tiveram que sair no meio do caminho e caminhar na plataforma elevada em direção a outro trem.
O G1 teve acesso a diversos vídeos que mostram esse processo de transferência de passageiros. Moradores de prédios no local também gravaram o evento.
Funcionários do metrô tiveram que orientar os passageiros a evitarem interrupções. As pessoas foram incentivadas a ir para a parte de trás do outro trem.
Em nota, a Prefeitura mencionou que, das 13h às 14h,Os trens mantinham restrições de tarifa “em razão da necessidade de transferir passageiros de um trem danificado entre as estações Oratório e São Lucas para outro trem, que o seguia. Os passageiros acionaram o sistema de emergência do trem sem esperar por instruções do Metrô e saíram da calçada de emergência”. No entanto, a empresa não informou o que causou a possível falha que teria enviado dois trens em sentidos opostos. Morte na Linha 5-Lilás da ViaMobilidade Passageiro morre após ficar preso entre a porta do trem e a plataforma do metrô em SP Um passageiro morreu após ficar preso nesta terça-feira (6) entre a porta do trem do metrô da Linha 5-Lilás e a plataforma da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 8h, quando os sistemas estavam desligados. A morte foi confirmada pela ViaMobilidade, concessionária que administra a linha. O alvo era um homem de 35 anos. Segundo o registro policial, ele faria aniversário em cinco dias. Em nota, a empresa lamentou a fatalidade, mas acrescentou que, “mesmo com os sistemas de alarme visual e sonoro, [o passageiro] tentou embarcar no trem e acabou ficando preso entre as portas”. (Leia a declaração completa no final.) De acordo com os registros dos passageiros, o homem ficou preso e foi arrastado pelo trem. Naquele momento, muitas pessoas começaram a chorar e gritar para que o trem parasse. A porta do sistema funciona como uma segurança que bloqueia o acesso aos trilhos e impede que qualquer passageiro caia quando o trem não estiver lá. Quando o trem para na plataforma e fecha as portas, há um espaço entre a porta do sistema e a porta do trem.Foi nesse vazio que o passageiro ficou preso.
Antes do fechamento das portas, há um aviso sonoro. O sistema e as portas de segurança do trem possuem sensores de segurança que detectam se foram fechadas corretamente. Quando não fecham completamente, o sensor emite um sinal e as portas se abrem novamente, como se fossem portas de elevador. Neste caso, porém, segundo testemunhas, isso não ocorreu, e o trem prosseguiu sua viagem.
A primeira porta de desembarque fechou e a porta do trem [fechou] junto com o menino. O trem atropelou ele. Todos estavam desesperados, começaram a chorar. Ele ficou preso entre as portas. – Bruno Moreira Costa, supervisor de vendas que presenciou o acidente
Segundo ele, não havia seguranças por perto no momento. “Na verdade, nunca vi nada parecido. Só para mostrar como a situação está, está piorando cada vez mais. Os trens estão sem condições, em todas as linhas. Sabemos que é agitado, mas precisamos nos proteger. Não há segurança [nos trens]. Eles se comportam mal em todas as estações, mas aqui é sério”, afirmou. No boletim de ocorrência, que ainda estava sendo registrado no início do dia, um agente da Via Mobilidade relatou que a equipe de segurança estava próxima aos portões quando ouviu um barulho vindo da plataforma de embarque. Ao chegarem ao local, os seguranças encontraram o passageiro de bruços nos trilhos do trem. A vítima tinha um ferimento na cabeça e não apresentava mais sinais vitais. 1 de 2 Porta do sistema fechada no terminal Campo Limpo, sentido Chácara Klabin, após o acidente — Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Porta do sistema fechada na estação Campo Limpo,no sentido Chácara Klabin após acidente — Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Esta não é a primeira vez que esse tipo de acidente ocorre. Em março, uma mulher ficou presa entre a porta de segurança e o vagão da Linha 2-Verde, do Metrô, no terminal Vila Prudente, Zona Leste do empreendimento. No entanto, neste caso, o trem não seguiu viagem e a pessoa não se feriu.
O que a Via Mobilidade afirma
Confira a íntegra do comunicado atualizado da Via Mobilidade:
“É com profundo pesar que a Via Mobilidade confirma o falecimento de um viajante após um acidente ocorrido por volta das 8h de hoje na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás. Mesmo com todos os sistemas de alarme estético e sonoro, ele tentou entrar nos vagões e no caminhão e acabou preso no vão entre as portas do trem e o sistema. Neste momento, a concessionária tenta confirmar a identificação da vítima para prestar apoio à família e já encaminhou um boletim de ocorrência.”
2 de 2 Sistema congestionado no terminal de Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6) — Imagem: Hermínio Bernardo/TV Globo
Plataforma lotada no terminal de Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6) — Imagem: Hermínio Bernardo/TV Globo