
O acidente aconteceu no terminal Campo Limpo da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, por volta das 8h. A concessionária afirma que está apurando as circunstâncias do ocorrido.
Passageiro do Metrô de SP morre após ficar preso entre porta do trem e vagão
A tristeza e a confusão tomaram conta da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, na manhã desta terça-feira (6) com a morte de um passageiro. O homem ficou preso entre a porta do trem e o sistema no terminal Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo.
“A primeira porta do local de desembarque fechou, e a do trem com o menino. O trem passou por cima dele. Todos ficaram desesperados e começaram a chorar”, disse o supervisor industrial Bruno Moreira Costa à TV Globo.
Bruno relatou ainda que agentes de segurança tentaram conter o grupo, mas criticaram o fato de terem retornado às operações como se nada tivesse acontecido. Ele também alegou que há falta de segurança nas estações.
A auxiliar de limpeza Daniela dos Santos também criticou o procedimento da Linha 5-Lilás, que liga Capão Redondo à Chácara Klabin, e afirmou que falta companhia.
“Descobri uma bagunça aqui em Santo Amaro. Toda vez é esse constrangimento. O cidadão brasileiro não merece isso. Sai cansado do trabalho e vai com isso? Está piorando e piorando ainda mais lá embaixo em Santo Amaro”, lamentou Daniela.
1 de 4 Passageiros Bruno Moreira e Daniela dos Santos — Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiros Bruno Moreira e Daniela dos Santos — Foto: Reprodução/TV Globo
LEIA AINDA MAIS:
Semanas antes da morte do viajante,Mulher ficou presa entre porta e vagão em outra linha do Metrô de São Paulo
Morte de passageiro
O acidente que tirou a vida da passageira desta terça-feira ocorreu por volta das 8h, quando os sistemas da estação Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, estavam lotados.
A morte foi constatada pela ViaMobilidade, concessionária que administra a linha. Em nota, a empresa afirmou que “todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não estava portando documentos, e de seus familiares, a fim de prestar o socorro necessário”.
A empresa também afirmou que “está colaborando com as autoridades e apurando as circunstâncias do ocorrido”.
2 de 4 Sistema lotado na estação Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6)– Imagem: Hermínio Bernardo/TV Globo
Plataforma lotada no terminal Santo Amaro pouco antes das 8h desta terça-feira (6)– Imagem: Hermínio Bernardo/TV Globo
Segundo relatos de passageiros, o rapaz ficou preso e foi arrastado pelo trem. Em seguida, muitas pessoas começaram a chorar e a gritar pedindo para o trem parar.
A primeira porta de acesso ao desembarque fechou e a porta do trem também, junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todos ficaram desesperados e começaram a chorar. Ele ficou preso entre as portas.– Bruno Moreira Costa, supervisor de vendas que viu o acidente
Segundo ele, não havia seguranças no momento. “Nunca vi nada parecido. Dá para ver como a situação está, está cada vez pior. Os procedimentos dos trens são desesperadores, em todas as linhas. Entendemos que é agitado, mas precisamos nos proteger. Não há segurança [nos trens]. É tudo negativo nos terminais,mas aqui é grave”, afirmou.
A porta do sistema funciona como uma defesa que obstrui o acesso aos trilhos e impede que os passageiros caiam quando o trem não está lá. Quando o trem para no sistema e fecha as portas, há um vão entre a porta da plataforma e a porta do trem. Foi nesse espaço que o passageiro ficou preso.
Antes do fechamento das portas, há um aviso específico. A porta de segurança da plataforma e a porta de segurança do trem possuem sensores de segurança que identificam se elas foram fechadas corretamente. Quando não fecham completamente, o sensor sinaliza e as portas se abrem novamente – como se fosse uma porta de elevador. Neste caso, porém, segundo testemunhas, isso não ocorreu, e o trem seguiu seu caminho.
3 de 4 Porta da plataforma fechada na estação Campo Limpo, sentido Chácara Klabin, após acidente– Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Porta do sistema fechada no terminal Campo Limpo, sentido Chácara Klabin, após acidente– Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Lentidão
Devido ao acidente, houve lentidão na linha, mas o fluxo de trens já voltou ao normal. Os passageiros enfrentaram congestionamentos no sentido Chácara Klabin, dificultando o embarque e desembarque desde as 7h.
Inicialmente, a empresa informou que as terças-feiras são dias irregulares com maior fluxo de passageiros. Somente às 8h06 foi informado que a presença de uma pessoa nos trilhos na região da estação Campo Limpo causou redução de velocidade na linha e um tempo de parada consideravelmente maior.
“Linha 5 – Lavanda/ Tarifa Reduzida: Devido à visibilidade de pessoas nos trilhos na região da estação Campo Limpo,Os trens estão saindo com tarifa reduzida e pegando mais tempo”, disse a ViaMobilidade.
O registro do Bom Dia SP na estação Santo Amaro apurou que os trens ficaram parados por mais de 11 minutos nas plataformas e muitos passageiros desistiram de pegar a linha e desembarcaram.
4 de 4 Passageiros no terminal Santo Amaro da Linha 5-Lilás nesta terça-feira (6).– Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiros na estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás nesta terça-feira (6).– Foto: Reprodução/TV Globo