Notícias

São Paulo realiza maior exposição de Andy Warhol fora dos EUA.

BY Site Noticias

Foram três anos de preparativos, três caminhões e três aviões para transportar as obras em dias diferentes e, assim, garantir a segurança de um dos maiores eventos do artista já vistos no mundo.

A arte pop e imaginativa de Andy Warhol permanece em São Paulo

Em São Paulo, mais de 600 obras revelam todo o poder imaginativo do mestre da pop art Andy Warhol. É a maior exposição de sua obra já realizada fora dos Estados Unidos.

Uma banana, uma etiqueta de mala de viagem, um pote de sopa, fotos. Nada que passou pelas mãos de Andy Warhol e seu renomado estúdio coincidiu. Transformar o comum em genialidade foi a especialidade deste americano que produziu como poucos a efervescência, a rebeldia e o espírito das décadas de 1960, 1870 e 1980.

Suas cores explosivas, o uso da serigrafia e a coleção tornaram suas obras conhecidas em todo o mundo. Era isso que ele queria e pregava: a arte tem que falar com cada pessoa e ser para todos.

“É muito conhecida e tem sido amplamente divulgada. Então, quando você entra, parece que está entrando em sua própria casa. Realmente pop”, afirma a médica Cida Nicoletti.

“Ele produziu muito e produziu muita coisa, e muita coisa que é extremamente conhecida. Então, ele é um músico genuinamente lendário e exemplar”, afirma o artista visual Evandro Batista Prado.

Um artista antenado e sensível, Warhol antecipou a chegada de uma “era de estrelas”, que ele soube representar e descobrir como ninguém.

“Ele começou como designer de marketing e terminou como um gênio transversal que navegou por todas as mídias e plataformas. Uma pessoa que,além das artes visuais, fez música, cinema, moda, design, foi produtor e empresário. Ou seja, ele estava presente em todas as mídias”, diz Roberto Souza Leão, do Instituto Totex, responsável por viabilizar a exposição.

E, por isso, atraiu outros artistas. O grupo da noite, íntimo e famoso, que gostava de ser representado por ele em pinturas instantâneas que, com sorte, se transformariam em telas como a do nosso Pelé, que Maria, de 10 anos, apreciava.

“Ele meio que repintou por cima, ficou incrível, lembra a mesma tinta em quatro maneiras diferentes”, afirma.

Algumas pinturas de Mao-Tsé-Tung, líder da revolução comunista na China, foram leiloadas por milhões de dólares. Política, paradoxo e provocação: uma mistura que ele desenvolveu e que transcende o tempo.

Foram necessários três anos de obras, três caminhões e três aviões para realizar o serviço em dias diferentes e, assim, garantir a segurança daquele que é um dos maiores eventos do músico já vistos no planeta. Há ainda mais de 600 obras em exposição, algumas como a pintura do vulcão italiano Vesúvio, uma das favoritas do artista, que nunca havia saído dos EUA. Há 25 anos, a enorme tela de Elvis em lençóis prateados não sai da galeria em Pittsburgh, cidade natal de Andy Warhol. E o evento é uma ótima oportunidade para ver seus filmes especulativos, esculturas e obras obscuras, como pinturas abstratas, e brincar com suas nuvens prateadas, um céu que é o rosto do artista que, em apenas 58 anos de vida, marcou para sempre a história da arte.

1 de 1 A arte pop e criativa de Andy Warhol está em São Paulo– Foto: Reprodução/TV Globo

A arte pop e inovadora de Andy Warhol está em São Paulo– Foto: Reprodução/TV Globo

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment