
O soldado da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Wagnei Pantoja, de 29 anos, realizou um estágio curricular com o 1º Esquadrão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” – ROTA, da Polícia Militar de São Paulo, representando a PMRR. Em entrevista à Folha BV, o policial destacou a experiência e como esse treinamento contribuirá para o fortalecimento da segurança no estado. Reforço para a Força Tática de Roraima
Ser policial do Exército, especialmente na Força Tática, sempre foi um sonho para Wagnei. Aprovado no concurso PM de 2022, a oportunidade de estágio curricular foi bem recebida e vista por ele como um reforço na carreira e uma renovação nas atividades desenvolvidas em Roraima.
“O programa tem duração de 28 dias, e lá eles abordam todas as técnicas de patrulhamento por rádio, com foco especial nessas grandes ocorrências, como assaltos a bancos, a carros e caminhões blindados, assaltos a joalherias…”, disse ele. Soldado Wagnei Pantoja em entrevista à Folha (Imagem: Wenderson Cabral)
A ROTA é pioneira quando se trata de patrulhamento por rádio no Brasil, com mais de meio século de experiência. Apesar dos diferentes fatos, as situações vistas durante o programa certamente serão utilizadas pela corporação em ações locais. Por exemplo, a questão do combate em áreas restritas, invasões a residências ou estabelecimentos.
“Aqui a gente entra, não importa o que aconteça, com a parte superior do corpo exposta. Mas aí eventualmente você encontra um louco lá dentro… Eles não fazem isso lá. Tem toda uma estratégia. Um entra, olha… depois o outro entra. O outro entra e olha o que o primeiro realmente não viu. Tudo é colaborativo, tático,para garantir que ninguém seja revelado.”
Registro enviado por Wagnei. Repassando o conhecimento à empresa.
Os planos são ampliar esse conhecimento para outros colegas de uniforme, preparando-se para cenários semelhantes aos do programa. “Temos um plano para conversar com o comando e nos preparar para garantir que possamos… progredir, inicialmente, com a empresa de Pressão Tática. E, melhor no futuro, com toda a equipe de PM”, concluiu Wagnei.