
ESPN.com.br
3 de maio de 2025, 05:26 Abrir mais respostas
Neste sábado (3), o futebol oriental será palco de uma final histórica que será transmitida ao vivo pelo Disney+. A partir das 13h30 (horário de Brasília), o Kawasaki Frontale, do Japão, enfrentará o Al Ahli em busca do título da Liga dos Campeões da Ásia. O time japonês chega animado pelo triunfo marcante na semifinal, quando eliminou o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, com vitória por 3 a 2. Mas, além do trabalho recente, chama atenção a forte ligação do clube nipônico com o futebol brasileiro — principalmente com Grêmio e São Paulo. Filmes, séries e esportes da ESPN em um só lugar.
Encontre o que quiser no DisneyPlus. Profissionalizado em 1997, o Kawasaki Frontale iniciou sua trajetória
contemporânea com clara inspiração no futebol brasileiro. No mesmo ano, foi assinado um acordo de participação com o Grêmio, clube que teve grande influência na identidade estética e esportiva da seleção japonesa. As cores azul, preto e branco foram adotadas em homenagem ao Tricolor gaúcho, e o escudo do Frontale foi praticamente o mesmo do Grêmio até 2000, quando o grupo decidiu adotar seu próprio símbolo. O acordo com o Grêmio também permitiu a troca de jogadores, e nomes como Vadiney e Tinga chegaram a usar a camisa do clube japonês, ajudando a construir uma ponte entre os dois países. Tinga jogou pelo Kawasaki Frontale entre 1999 e 2000. Desde então, a visibilidade brasileira no Frontale aumentou: mais de 50 jogadores brasileiros já vestiram a escalação, um número significativo que reforça a influência brasileira no estilo de jogo e no ambiente do clube.O atual representante do país é o atacante Erison, ex-Botafogo e São Paulo. A conexão com o Brasil ultrapassa as quatro linhas. A cada partida, faixas em português são vistas nas arquibancadas do estádio Todoroki, sede do time.
A torcida, encantada com essa fusão social, também adotou cânticos brasileiros. Um dos mais representativos é uma versão, cantada em português, da música “Vai lá de coração”, comemorada nas arquibancadas do Morumbis pelos torcedores do São Paulo há pelo menos vinte anos. O cântico, que
foi a trilha sonora da conquista da CONMEBOL Libertadores de 2005, pode ajudar o Frontale a conquistar seu primeiro troféu continental. Até o momento, o clube conquistou quatro títulos de Campeão Japonês (2017, 2018, 2020 e 2021), uma Copa da Liga (2019), três Supercopas do Japão (2019, 2021 e 2024) e duas Copas do Imperador (2020 e 2023).
Erison comemora gol do Kawasaki Frontale Hiroki Watanabe/Getty ImagesOnde assistir Al Ahli x Kawasaki Frontale A final da Liga dos Campeões da Ásia entre Al Ahli e Kawasaki Frontale, neste sábado, às 13h30 (horário de Brasília), será transmitida ao vivo pelo Disney+. Próximos jogos do Kawasaki Frontale: