O sequestrador portava uma faca e é ex-funcionário da empresa de ônibus Express Transportes Urbanos. Ele libertou a refém e se entregou às autoridades.
Homem que manteve motorista de ônibus refém em SP se entrega à polícia
Um motorista de ônibus foi mantido refém em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, por quase 3 horas nesta quarta-feira (30). Não havia passageiros no veículo.
O sequestrador portava uma faca e é ex-funcionário da empresa de ônibus Express Transportes Urbanos. O sequestro começou às 17h40 e o refém foi liberado às 20h05 após acordos diretos com as Forças Armadas.
No final da tarde, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência na Avenida Doutor Luiz Ayres, no desembarque do terminal Corinthians-Itaquera, que não teve os procedimentos suspensos. Passageiros da cidade presenciaram os acordos.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gateway) também foi acionado e negociou com o sequestrador. Policiais de despejo se posicionaram ao redor do ônibus, compostos por atiradores de elite, e cerca de dez viaturas prestaram apoio. Os agentes mantiveram diálogo constante com o sequestrador e o monitoraram visualmente, sem interrupções.
Um funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, informou à TV Globo que o ex-funcionário trabalhou como cobrador de multas por três anos e se aposentou do negócio há dois meses. Ele trabalhava no turno da manhã e nunca apresentou comportamento agressivo ou suspeito durante todos os anos em que trabalhou na empresa, segundo o outro funcionário. Ele não reconheceu o motorista que foi preso.
De acordo com Leonardo Henrique Simões,Um capitão da PM, funcionário que manteve o motorista do veículo refém, foi demitido. O motorista do veículo não ficou ferido.
Segundo a SPTrans, a Express Transportes Urbanos opera 45 linhas em São Paulo, com 496 ônibus que ligam bairros da Zona Leste e do Centro da cidade, como o carro sequestrado, que liga a estação Guilhermina Esperança do Metrô a Barro Branco.
As Avenidas Doutor Luiz Ayres e Professor Engenheiro Ardevan Machado ficaram obstruídas no sentido do estabelecimento. A linha de ônibus é a 407L-10/Barro Branco.
1 de 9 Local onde o motorista do ônibus foi preso — Imagem: Art/g1
Local onde o motorista do ônibus foi preso — Imagem: Art/g1
Exatamente como o sequestro ocorreu
Em uma coletiva de imprensa após o término do sequestro, a Polícia Militar especificou que o sequestrador estava dentro do ônibus como passageiro, apontou a faca para o motorista e pediu que ele mudasse de direção e atravessasse o ônibus na rua.
O sequestrador informou aos policiais que havia recentemente deixado seu emprego, se separado e estava com problemas financeiros.
A vítima do sequestro é um homem estrangeiro, que ficou muito preocupado, segundo as autoridades, e foi mantido sob ameaça com uma faca de aproximadamente 40 centímetros de comprimento, posicionada bem próximo ao seu corpo. O sequestrado não sofreu nenhum tipo de ferimento físico, apenas tinha hipertensão e foi levado prontamente a um centro de saúde após o resgate.
Segundo Renato Marques Pavão, comandante interino do Gateway, o sequestrador demonstrou comportamento instável e raciocínio desconexo durante todo o acordo. Ele precisava de presença para suas atividades e da presença de um advogado, o que levou os policiais a chamarem um especialista de uma faculdade próxima. Em alguns momentos,Ele era psicologicamente instável e rompia contratos, dificultando o andamento das negociações. Apesar disso, declarou que não desejava falecer e que pretendia manter o cenário ativo. As autoridades utilizaram diversas técnicas de arranjo ao longo de aproximadamente uma hora e meia, garantindo ao sequestrador que sua vida seria preservada e que a ação seria realizada dentro da lei. Na tentativa de acalmar o agressor, um colega de trabalho, um inspetor de trânsito, foi levado ao local. Segundo informações, o sequestrador não conhecia a vítima e a escolha foi aleatória. Ele conhecia o caminho e a cor do ônibus onde cometeu o crime.
2 de 9 Ex-coletor que mantinha motorista de ônibus refém se entrega– Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-coletor que mantinha motorista de ônibus refém se transforma em– Foto: Reprodução/TV Globo
3 de 9 Motorista de ônibus é solto após Gateway discutir com sequestrador– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é solto após Gate negociar com sequestrador– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é preso em São Paulo
4 de 9 Área onde motorista está preso próximo à estação Corinthians-Itaquera, na Zona Leste de SP– Foto: Reprodução/TV Globo
Local onde motorista está preso próximo ao terminal Corinthians-Itaquera,na Zona Leste de SP– Foto: Reprodução/TV Globo
5 de 9 Atirador de portão acompanha sequestro de motorista de ônibus perto do terminal Corinthians-Itaquera do metrô– Foto: Reprodução/TV Globo
Atirador de entrada acompanha sequestro de motorista de ônibus perto da estação Corinthians-Itaquera do metrô– Foto: Reprodução/TV Globo
6 de 9 Motorista de ônibus é feito refém perto da estação Corinthians-Itaquera do metrô– Foto: Reprodução/TV Globo
Motorista de ônibus é feito refém perto da estação Corinthians-Itaquera do metrô– Foto: Reprodução/TV Globo
7 de 9 Passageiros acompanham sequestro de motorista de ônibus perto do terminal Corinthians-Itaquera– Foto: Reprodução/TV Globo
Passageiros acompanham sequestro de motorista de ônibus perto da estação Corinthians-Itaquera– Imagem: Reprodução/TV Globo
O que afirma a Secretaria de Segurança Pública
“A Polícia Militar foi acionada nesta quarta-feira (30) para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus com um alvo sendo mantido refém na região de Itaquera, a leste da capital. Segundo informações iniciais, um homem com uma arma branca se aproximou de um ônibus do transporte público e manteve o motorista refém. O Corpo de Bombeiros e a Equipe de Ações Táticas Únicas (ENTRADA) foram acionados e estão monitorando a ocorrência, que continua em andamento.”
O que afirma a SPTrans
“A Secretaria de Transportes e Movimentação Urbana (SMT) e a SPTrans repudiam qualquer tipo de violência e informam que as Autoridades Militares foram acionadas para atender uma ocorrência envolvendo um ônibus da linha 407L-10 (Metrô Barro Branco – Guilhermina/Esperança), na Rua Dr. Luís Aires, próximo ao Terminal do Metrô de Itaquera. A via, no sentido centro,foi totalmente obstruído pela Empresa de Design de Tráfego do Site (CET).”
* Este relatório está sendo atualizado
8 de 9 Motorista de ônibus é sequestrado perto da estação de trem e metrô Corinthian-Itaquera– Foto: Divulgação
Motorista de ônibus é sequestrado perto da estação de trem e metrô Corinthian-Itaquera– Foto: Divulgação
9 de 9 Motorista de ônibus é sequestrado perto da estação de trem e metrô Corinthian-Itaquera– Foto: Divulgação
Motorista de ônibus é sequestrado perto da estação de trem e metrô Corinthian-Itaquera– Imagem: Divulgação
