
O Instituto de Promoção de Profissões e Investimentos de Macau (IPIM) afirmou que o presidente da Comissão de Comércio Externo da Câmara Portuguesa, João Ribeiro da Costa, revelou interesse em organizar uma delegação à Feira Internacional de Macau.
O governo federal da área semi-autônoma chinesa de Macau disse hoje que a Câmara Empresarial Portuguesa em São Paulo pretende participar da Feira Internacional de Profissões de Macau (MIF), programada para outubro. O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento Financeiro de Macau (IPIM) afirmou que o presidente da Comissão de Profissões Estrangeiras da Câmara Portuguesa, João Ribeiro da Costa, manifestou interesse em organizar uma delegação à MIF. Em um comunicado, o IPIM indicou que
o objetivo da Câmara Portuguesa é a segunda edição da Exposição Econômica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX), um evento anteriormente chamado de PLPEX e organizado em paralelo à MIF. De acordo com o IPIM, o interesse da Câmara Portuguesa surgiu em decorrência de um evento promocional da MIF em São Paulo. O instituto organizou atividades semelhantes em Cuiabá e Manaus durante uma viagem de cinco dias ao Brasil, de 14 a 18 de abril. Esta foi a primeira vez que autoridades de Macau, da cidade vizinha de Zhuhai e da zona econômica única de Hengqin (ilha de Montenegro, que se torna parte de Zhuhai) se uniram para promover a cooperação financeira com os países de língua portuguesa, informou o IPIM. O instituto afirmou que os eventos permitiram a organização de mais de 100 sessões de contato entre empresários chineses e brasileiros, que culminaram na finalização de quatro memorandos de participação. Esses contratos viabilizarão a construção civil,Máquinas agrícolas e alimentos vegetais fabricados na China chegam ao mercado brasileiro, assim como a agricultura e os alimentos brasileiros chegam ao mercado chinês, acrescentou o IPIM. O instituto teme que as atividades promocionais da MIF e, especialmente, da C-PLPEX, tenham o apoio de departamentos governamentais e associações empresariais de Portugal e Angola. Na quarta-feira, o IPIM havia dito que a viagem ao Brasil incluía uma delegação de 16 empresários de Macau e da China continental. Em fevereiro, o supervisor dos Serviços de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macau, Yau Yun Wah, afirmou que uma equipe do IPIM visitaria o Brasil e Portugal em abril para promover a MIF. A última edição da MIF teve 183 expositores dos nove países de língua portuguesa, uma redução em relação a 2023, quando cerca de 260 expositores de língua portuguesa estiveram em Macau.