
Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, chegou ao Brasil na noite de domingo (20), onde encontrou um amigo da família e embarcou em outro voo para Salvador. Ele conversou diretamente com o G1.
Baiano encontrado na Costa Rica após três anos desaparecido desembarca no Brasil
O baiano encontrado na Costa Rica três anos após desaparecer na Bahia enquanto saía para pedalar retornou ao Brasil neste domingo (20). Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, chegou ao Terminal Rodoviário Internacional de Guarulhos em um voo que partiu da Cidade do Panamá.
Após o desembarque, ele foi acompanhado por um policial federal até o Terminal Rodoviário Especializado da PF, no terminal aéreo, onde encontrou um amigo da família e permaneceu por cerca de 25 minutos.
O G1 foi ao aeroporto de Guarulhos e conversou exclusivamente com Marisvaldo, que contou um pouco sobre o trajeto que fez para chegar à Costa Rica, de onde foi deportado.
[A viagem para a Costa Rica] Foi um processo muito lento, comigo e alguns bons amigos. Mesmo assim, conseguimos aproveitar [a oportunidade], passamos por vários países, Venezuela, Colômbia e depois Panamá. — Marisvaldo dos Santos Silva.
De lá, o brasileiro tentou chegar à Costa Rica, onde foi preso em fevereiro deste ano e passou pelo processo de expulsão.
Sobre como chegou, Marisvaldo comentou: “Essa viagem foi bastante longa, em um período de quase três anos.”
Após deixar a delegacia de polícia do terminal aéreo, Marisvaldo foi levado para o local de detenção domiciliar, onde pegou um voo para Salvador. Lá, ele será acolhido por um irmão e uma cunhada que o acompanharão até Camaçari.
Histórico de desaparecimento 1 de 1 Marisvaldo dos Santos Silva saiu da casa do irmão na Bahia de bicicleta e foi para a Costa Rica — Foto: Reprodução/TV Bahia
Marisvaldo dos Santos Silva saiu da casa do irmão na Bahia de bicicleta e foi para a Costa Rica — Foto: Reprodução/TV Bahia
Embora esta tenha sido a perda mais longa do baiano, não foi a primeira. Segundo Erilma, irmã de Marisvaldo, ele já havia desaparecido de forma semelhante duas vezes.
“Na primeira vez, ele foi encontrado na cidade de Linhares, no Espírito Santo. Lá, ele passou mal perto de uma praça de pedágio e uma assistente social o levou para o CAPS da cidade. Na segunda vez, ele estava perto da divisa com o Paraguai e teve sua bicicleta roubada durante uma viagem e ele provavelmente denunciou o caso na delegacia. Depois, ele me passou o contato de um restaurante que fica perto de onde meu irmão mora, em Camaçari”, lembra Erilma.
A irmã conta que a família já está “acostumada” com a perda de Marisvaldo, principalmente porque ele não tem o hábito de entrar em contato com a família quando ele desaparece.
Entenda o caso
Marisvaldo dos Santos Silva se mudou de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, após sair da casa do irmão para praticar ciclismo. Ele se mudou em 2022 e foi localizado em fevereiro deste ano na Costa Rica. Detalhes de como ele chegou lá ainda são desconhecidos.
O baiano estava determinado ao tentar entrar na Costa Rica sem documentos. Desde então, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) iniciou as negociações para trazer o brasileiro de volta à sua terra natal.
Marisvaldo esteve com a família pela última vez em maio de 2022.
De acordo com a mãe do homem,Maria dos Santos, o jovem, tem esquizofrenia, mas não tomava remédios antes de desaparecer. Marisvaldo estava lúcido quando retornou ao Brasil.