
Em Diadema, uma das regiões mais atingidas, a quantidade de chuva prevista para 24 dias caiu em 2 horas. Na sexta-feira (18), a capital e algumas cidades da Grande São Paulo também foram atingidas por um temporal.
Globocop mostra ruas alagadas e veículos amontoados em São Bernardo do Campo
A forte chuva que atingiu São Paulo neste sábado (19) provocou alagamentos, arrastou veículos e paralisou ferrovias na Região Metropolitana. As cidades mais atingidas foram São Bernardo do Campo e Diadema.
Na Av. 31 de Março, em São Bernardo, vários caminhões foram arrastados pela água e ficaram retidos. Algumas pessoas precisaram se abrigar no teto dos carros.
O nível da água subiu tanto que veículos de grande porte, como caminhões, foram arrastados no caminho. O Globocop filmou ônibus lotados de passageiros presos na enchente (vídeo acima).
O temporal também atingiu a infraestrutura, que entrou em estado grave por alagamento, segundo a Central de Monitoramento de Emergências Ambientais (CGE) da cidade.
A CPTM informou que, desde as 15h50, devido a alagamentos na linha, os trens da Linha 7-Rubi não circulam no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Botujuru. Os trens circulam em dois trechos – entre Jundiaí e Campo Limpo Paulista e entre Botujuru e Luz. Para atender os passageiros no trecho interrompido, foram solicitados ônibus do sistema Paese.
Na Linha 10-Turquesa, desde as 17h, os trens não circulam no trecho entre os terminais Santo André e Prefeito Saladino. O sistema Paese também foi acionado.
Um trecho da Rodovia Anchieta também ficou alagado e causou congestionamento. No sentido São Bernardo,As estradas foram fechadas; em direção ao litoral, apenas uma faixa estava aberta. Segundo a concessionária Enel, 37.706 prédios na Grande São Paulo estavam sem energia elétrica às 17h30. Aproximadamente na Rua Xavier de Toledo, em Diadema, as ruas ficaram alagadas. Um carro foi arrastado com uma pessoa dentro, que depois tentou sair pela janela do caminhão (vídeo abaixo). Um levantamento da Defesa Civil apontou que, em Diadema, uma das áreas mais afetadas, choveu em 2 horas a quantidade prevista para 24 dias. Carro é arrastado pela correnteza em Diadema, na Grande SP, neste sábado (19) Em Campo Limpo, área na Zona Sul do empreendimento, a chuva provocou um deslizamento de terra no quintal de uma casa, e o muro da casa abriu caminho. A Defesa Civil foi chamada para vistoriar o local. Não houve feridos.
1 de 5 Chuvas atingem Grande SP– Foto: Globocop
Chuvas atingem Grande SP– Foto: Globocop
Moradores das regiões afetadas enviaram vídeos mostrando os alagamentos ao g1 e à TV Globo. Veja abaixo:
Um cidadão de Santo André enviou a situação da rua em frente ao terminal Prefeito Celso Daniel, que ficou totalmente alagada após as chuvas que atingiram a cidade. Alguns veículos ficaram retidos:
Alagamento próximo à estação de trem Prefeito Celso Daniel, em Santo André
2 de 5 Em Campo Limpo, na Zona Sul, ocorreu um deslizamento de terra– Foto: Reprodução
Em Campo Limpo, na Zona Sul, ocorreu um deslizamento de terra– Imagem: Reprodução
3 de 5 Av. 31 de Março, em São Bernardo do Campo, ficou alagada– Imagem: GloboNews
Av. 31 de Março, em São Bernardo do Campo,ficou alagado– Foto: GloboNews
Tempestade na sexta-feira 4 de 5 Ruas alagadas em Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP– Foto: Divulgação/Portal Cidade Tiradentes
Ruas alagadas em Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP– Foto: Divulgação/Portal Cidade Tiradentes
Na sexta-feira (18), a capital e algumas cidades da Grande São Paulo também foram atingidas por um temporal. Em alguns casos, a chuva foi tão forte que se formou um buraco, como na avenida ao lado do Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
Em Guarulhos, ruas ficaram alagadas no Jardim Santo Afonso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 15h e 16h50, foram registradas 5 quedas de árvores e quatro alagamentos, em Osasco e Ermelindo Matarazzo, Zona Leste dos recursos.
Moradores da região enviaram vídeos mostrando os alagamentos ao g1 e à TV Globo. Veja abaixo:
Alagamento no Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste de SP
Av. Deputado Teotônio Vilela, na Cidade Dutra, Zona Sul:
A chuva deixou a Av. Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul de SP, alagou
Cidade Dutra, na Zona Sul do financiamento:
Chuvas fortes na Cidade Dutra, Zona Sul de SP
Parque Santo Antônio, na Zona Sul:
Chuvas fortes no Parque Santo Antônio, Zona Sul de SP
São Mateus, na Zona Leste:
Chuvas fortes na região de São Mateus, Zona Leste de SP
Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo:
Chuva forte no entorno de Capão Redondo, Zona Sul de SP
Jardim Santo Afonso, em Guarulhos:
Chuva forte em Guarulhos,na Grande SP
5 de 5 Chuva deixa ruas alagadas em SP nesta sexta-feira (18)– Foto: Reprodução/TV Globo
Chuva deixa ruas alagadas em SP nesta sexta-feira (18)– Imagem: Reprodução/TV Globo