No Image

Iuri Junio ​​Lopes, de 27 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória, segundo o SAMU. Ele era estagiário de educação física na instituição.

Número de pessoas que morreram por mal de saúde súbito aumenta em 13% no estado de SP

A fatalidade do jovem Iuri Junio ​​Lopes, de 27 anos, após um treino na academia onde estagiava, em Piracicaba (SP), nesta quinta-feira (17), acentua um número alarmante, principalmente entre pessoas de até 40 anos. O número de mortes por mal de saúde súbito aumentou 13% no estado de São Paulo. Foram quase 2,8 mil pacientes em 2024. No ano anterior, foram 2.442 mortes.

O que exatamente é mal de saúde súbito? Saiba mais sobre o problema e veja dicas de um especialista entrevistado pela EPTV, afiliada da Globo para o setor, ao final da reportagem.

Cadastre-se na rede g1 Piracicaba no WhatsApp

O que é mal-estar repentino?

Segundo a cardiologista Elaine dos Reis Coutinho, mal-estar repentino é um termo comum usado para se referir à ocorrência de uma perda repentina e inesperada de consciência, que pode ser causada por uma série de condições, desde desidratação até uma parada cardíaca.

Apesar de ser consequência de vários motivos, os problemas cardíacos estão entre os mais comuns.

“Em geral, o mal-estar repentino pode estar relacionado a uma série de fatores, desde uma queda nos níveis de açúcar no sangue, hipoglicemia, uma convulsão ou problemas cardíacos. Mas, na prática, o termo mal-estar repentino geralmente está relacionado à apreensão cardiorrespiratória. Então, aquela pessoa que perde a consciência e depois tem uma apreensão cardiorrespiratória”, explica a médica. O que pode causar mal-estar repentino? Segundo a cardiologista,O aumento de casos pode estar associado a rotinas indesejáveis ​​e à ausência de acompanhamento médico por parte de indivíduos que praticam atividades físicas.

Como prevenir?

Médicos alertam que excesso de peso, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados ​​podem favorecer problemas cardiovasculares.

A cardiologista Eliane sugere que, antes de iniciar qualquer tipo de exercício, a pessoa faça exames de rotina, um exame geral.

“Exames de colesterol e glicemia, por exemplo, são necessários antes de iniciar a atividade. Em casos de problemas cardíacos hereditários, um eletrocardiograma e um bom exame físico já podem fechar o diagnóstico médico”, explica. 1 de 3 Iuri Junio ​​Lopes, 27 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória, segundo o SAMU.– Foto: Reprodução/EPTV

Iuri Junio ​​Lopes, 27 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória, segundo o SAMU.– Imagem: Reprodução/EPTV

Alvo sofreu parada cardiorrespiratória

O óbito ocorreu na quinta-feira (17). O SAMU confirmou que foi acionado para socorrer a vítima, que estava inconsciente no local. Quando a equipe chegou à academia, a criança permanecia em apreensão cardiorrespiratória. Manobras de reanimação cardiopulmonar foram realizadas, porém os socorristas não obtiveram sucesso.

Ele atuava em duas academias

Iuri deixou os pais e três irmãos. Ele foi velado nesta sexta-feira na capela funerária municipal de Vila Rezende e sepultado no Cemitério Municipal de Vila Rezende, em Piracicaba (SP).

Assim que o SAMU chegou, ele estava inconsciente, em apreensão cardiorrespiratória, relatou Allan Victor Lopes Viana, familiar da vítima.

“Ele havia treinado,Sentiu-se mal e foi direto para a sala dos professores quando um aluno da academia o encontrou caído no chão. Ele nunca nos contou sobre problemas cardíacos ou algo do tipo. Ele era instrutor particular e trabalhava em duas academias. A rotina dele era ir até a academia, fazer o treinamento e depois, após o treinamento, começar as aulas de educação física”, relatou. 2 de 3 Menino morre após desmaio em academia de Piracicaba– Foto: Pirapop Notícias Piracicaba/Recreação

Menino morre após desmaio em academia de ginástica de Piracicaba– Foto: Pirapop Notícias Piracicaba/Recreação

Academia emite nota

A academia onde Iuri trabalhava divulgou nota lamentando o falecimento nesta sexta-feira (18). O alvo foi identificado como Iuri Junio ​​Lopes. Ele era estagiário de educação física e ensino da unidade.

” Assim que o caso foi identificado, nossa equipe imediatamente prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente compareceu ao local e realizou todos os procedimentos cabíveis. Apesar de todas as iniciativas, porém, o óbito foi constatado”, informou a unidade de saúde. 3 dos 3 guardas metropolitanos também atenderam ao chamado – Foto: Pirapop Notícias Piracicaba/ Reprodução

Guardas municipais também atenderam ao chamado – Foto: Pirapop Notícias Piracicaba/ Reprodução

A unidade acrescentou que, em respeito à memória de Iuri e sua família, o estabelecimento permanecerá fechado até segunda-feira (21), quando retomará as atividades.

“O Malibu Exclusive se solidariza com amigos e familiares, desejando-lhes força e tranquilidade neste momento de dor.”Estamos em contato com os entes queridos da vítima e prestamos toda a assistência possível neste momento delicado. Compartilhamos esta dor e nos unimos em respeito e silêncio”, concluiu.

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região 50 vídeos

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment