No Image

O jovem integrava a Companhia Jovem da Escola de Cinema Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC), desde 2023. Arthur Libertini, de Jundiaí (SP), embarca para Kazan, capital da República do Tartaristão, no início de maio.

Bailarino de Jundiaí é contratado por companhia de balé na Rússia

Um bailarino de 21 anos, de Jundiaí, interior de São Paulo, foi contratado por uma companhia de balé na Rússia. O rapaz passou a integrar a Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC), desde 2023.

Participe da rede g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Arthur Libertini embarca para Kazan, capital da República do Tartaristão, no início de maio para iniciar uma nova etapa em sua carreira. Ele participou do teste na Rússia em março, um mês marcado por grande sucesso: além de sua primeira viagem internacional, ele pôde se apresentar em um show com a companhia. Isso porque, inicialmente, Arthur afirmou que acreditava que só faria a opção fechada com o empresário da empresa. No entanto, ele também teve a oportunidade de dançar com os bailarinos. 1 de 5 O bailarino profissional de Jundiaí, Arthur Liberini, foi contratado por uma companhia de balé na Rússia — Foto: Santana Fotografia/Divulgação. O bailarino profissional de Jundiaí, Arthur Liberini, foi contratado por uma companhia de balé na Rússia — Foto: Santana Fotografia/Divulgação. Antes da apresentação, ele participou de aulas e ensaios de casamento, nos quais foi cuidadosamente avaliado pelo empresário. Apesar de se sentir preparado, o bailarino profissional disse que sentiu a pressão de dançar com perfeição, buscando o resultado que sonhava. “Havia muito trabalho a ser feito,Muitas novas correções. Eu entendi que tinha que me dedicar 200% e ainda manter a cabeça firme e não ser prejudicado. A preocupação sempre caminha comigo de forma positiva e me faz crescer, eu estava dando o meu ideal e simplesmente confiava no processo e em mim mesmo”, diz o jovem.

No dia do espetáculo, 6 de março deste ano, o bailarino profissional recebeu a informação de que havia sido aceito para integrar a Companhia de Ópera de Kazan. O contrato, segundo ele, normalmente é para uma temporada de programas e pode ser renovado ao final.

“Durante todos esses anos no Bolshoi, eu constantemente via a Rússia como um objetivo de carreira, desde o balé clássico. Simplesmente estar lá, dançando naquele palco específico, me fez sentir realmente realizado. A Ópera Kazan está entre as maiores companhias do país, e pertencer a ela significa ver todos os meus esforços ao longo dos últimos 8 anos dando frutos”, comemora Arthur. 2 de 5 Arthur Libertini, de Jundiaí (SP), é um bailarino profissional atemporal formado pela Faculdade do Teatro Bolshoi — Foto: Max Brito/Divulgação e Diego Belop/Divulgação

Arthur Libertini, de Jundiaí (SP), é um bailarino profissional atemporal formado pela Faculdade de Cinema Bolshoi — Foto: Max Brito/Divulgação e Diego Belop/Divulgação

Atualmente, tendo conquistado seu lugar em uma renomada companhia russa, Arthur está dando um novo passo em sua carreira, realizando o sonho que começou quando ele ainda era uma criança apaixonada pela arte do balé.

“Pretendo absorver toda a experiência que a companhia me oferecer, para me expandir como bailarino profissional e artista atualmente em palcos globais. Meu primeiro grande sonho se tornou realidade, agora vou me concentrar e trabalhar para realizar os próximos”, reflete Arthur.

Início no balé 3 de 5 Nascido em Jundiaí (SP), Arthur Libertini ingressou na Escola de Cinema Bolshoi no Brasil — Foto: Escola de Cinema Bolshoi no Brasil/Divulgação

Nascido em Jundiaí (SP), Arthur Libertini ingressou na Escola de Cinema Bolshoi no Brasil — Foto: Escola de Cinema Bolshoi no Brasil/Divulgação

Nascido em Jundiaí, Arthur revela que sempre foi um garoto cheio de energia e, ainda pequeno, começou a fazer aulas de hip hop por causa do primo. Foi na escola de dança que teve seu primeiro contato com o balé e, aos poucos, se apaixonou pelo esporte, descobrindo que poderia seguir carreira na dança.

No entanto, o processo seletivo para ingressar na Escola Bolshoi, em Joinville, única filial do famoso Cinema Bolshoi na Rússia, uma das maiores empresas do mundo, foi difícil: um mês e meio antes da audição, ele machucou o pé após cair da cama.

Mesmo assim, ele decidiu prosseguir e participou do processo seletivo, adaptando-se às suas limitações físicas. Para sua surpresa, foi aprovado, ingressando no 2º ano do curso técnico aos 13 anos.

4 de 5 Arthur Libertini é de Jundiaí (SP) — Imagem: Cinema Bolshoi/Divulgação

Arthur Libertini é de Jundiaí (SP) — Foto: Cinema Bolshoi/Divulgação

Durante os sete anos em que estudou na Escola Bolshoi, Arthur teve o apoio fundamental dos pais, que sempre incentivaram sua paixão pela dança. Como sua família pode se fixar em Joinville, ele conviveu com uma “mãe social” – mães voluntárias que sustentam o trabalho – durante sua formação.

Arthur se formou em 2023 e foi contratado pela Empresa Jovem Bolshoi no Brasil, onde permaneceu até sua mudança para Kazan.

Criada em 2008 com a função de oferecer a primeira oportunidade de trabalho para as habilidades ensinadas pela escola, os participantes da empresa agora enfrentam o desafio de iniciar a vida profissional, transformando o ritmo da faculdade em experiência profissional, além de explorar novos arsenais.

“A Empresa Jovem Bolshoi me proporcionou meu primeiro emprego, onde pude economizar dinheiro para pagar meu teste”, acrescenta Arthur.

Bolsa de estudos 100% 5 de 5 Arthur Libertini, de Jundiaí (SP), foi contratado por uma empresa de balé na Rússia– Imagem: Rodrigo Cassimiro/Divulgação

Arthur Libertini, de Jundiaí (SP), foi contratado por uma empresa de balé na Rússia– Imagem: Rodrigo Cassimiro/Divulgação

Com 25 anos de atuação no Brasil, a Faculdade está localizada na cidade de Joinville e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos de cursos técnicos de 24 estados do Brasil.

Além da educação complementar, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, vestimenta, uniformes, assistência social, assistência educacional, atendimento odontológico preventivo, fisioterapia, atendimento nutricional e atendimento emergencial/pré-hospitalar.

O complexo da faculdade é composto por espaços para aulas de balé, estúdios de música, oficina, hospital universitário, acervo, refeitório, áreas de convivência e 2 laboratórios de artes cênicas.

Veja informações extras da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: curta as reportagens na TV TEM 50 vídeos

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment