Ivanilde Andrade, filha de Milton Maria de Andrade, informou à TV Globo que pagou mais de R$ 700 pela exumação. Familiares ficaram surpresos ao encontrar mais um corpo no túmulo onde Milton deveria estar. 1 de 4 Família registra boletim de ocorrência após corpo desaparecer em cemitério na Zona Leste de SP– Foto: Reprodução/TV Globo

Família registra boletim de ocorrência após corpo desaparecer em cemitério na Zona Leste de SP– Imagem: Reprodução/TV Globo

A família do bombeiro Milton Maria de Andrade, que registrou boletim de ocorrência após seu corpo não ter sido encontrado no Cemitério de Vila Formosa durante exumação para translado ao ossuário, localizou seus ossos nesta terça-feira (15).

Segundo a filha de Milton, Ivanilde Andrade, a descoberta aconteceu graças a um boneco do Homem de Ferro que foi colocado no caixão por um sobrinho do bombeiro. Com isso, os ossos, que estavam em um túmulo abandonado, foram encontrados.

“Foi um pequeno alívio, porque hoje foi um dia muito tenso. Minha irmã e eu passamos mal porque havia uma reunião antes, e o nome do meu pai não consta nos livros ou em nenhum tipo de registro. No entanto, ele estava em um túmulo abandonado”, afirmou.

O SP2 mostrou o caso da família de Milton. Ele morreu em julho de 2018, aos 82 anos, de parada cardíaca. Ele era policial militar e serviu na Rota, na Polícia Montada e no Corpo de Bombeiros, e foi reconhecido por salvar uma pessoa em um incêndio em um prédio no Tatuapé, na Zona Leste.

2 de 4Boneca escondida com corpo de bombeiro ajudou família a encontrar ossos desaparecidos em SP– Foto: Arquivo pessoal

Boneca enterrada com corpo de bombeiro ajudou família a encontrar ossos desaparecidos em SP– Foto: Arquivo pessoal

A criança relatou que a primeira tentativa de exumação ocorreu três anos após o óbito, porém foi adiada devido ao estado de conservação em que o corpo estava.

Em 22 de março deste ano, a família voltou ao cemitério para uma nova tentativa, mas ficou surpresa ao encontrar outro corpo, o de uma mulher, no túmulo onde deveriam estar os restos mortais de Milton.

“A lápide era do meu pai, com uma foto dele, o número todo correto. Nada foi alterado. No entanto, devido à alteração na escritura do cemitério, fomos informados há algum tempo que o número do lote seria alterado. Nos deram esse novo número e foi esse que pedimos lá”, disse Ivanilde.

“No sistema, tudo batia perfeitamente com as informações do meu pai, mas quando chegou o dia da exumação e eles foram fazer, não era meu pai. Abriram a porta ao lado, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, pois poderia ter havido um erro. Abriram as duas e não era meu pai”, disse ele.

A família remarcou a exumação para 29 de março, mas, mais uma vez, o corpo não foi encontrado.

“É uma grande vergonha. É extremamente ultrajante. Meu pai, que trabalhou a vida toda, que deu a vida por tantas pessoas, está sendo tratado dessa maneira, como se nunca tivesse existido. A família sofre porque para eles ele é apenas ossos e dinheiro, e para nós, não. Para nós, é a história de uma vida. Ele era meu herói.”Ele era meu melhor amigo, um homem incrível”, afirmou Ivanilde.

A SP Controles, órgão da prefeitura responsável pelos cemitérios fornecidos, afirmou que estava investigando o caso e analisando o pedido de ressarcimento da taxa de exumação, com prazo de 30 dias para se manifestar.

Ao mesmo tempo, a concessionária Consolare, responsável pela administração do Cemitério Vila Formosa, mencionou que encaminhou todas as informações à SP Regula que, por ter assumido o controle do monitoramento, não houve movimentação de sepulturas, apenas uma reconstituição da língua.

Os familiares registraram um boletim de ocorrência por ocultação de cadáver, e a Secretaria de Segurança Pública informou que o caso estava sendo investigado.

3 de 4 Milton Maria de Andrade morreu aos 82 anos — Foto: Reprodução/TV Globo

Milton Maria de Andrade faleceu aos 82 anos — Imagem: Reprodução/TV Globo

Outros Problemas no Cemitério Vila Formosa 4 de 4 Familiares relatam desaparecimento de corpo após exumação em cemitério na Zona Leste de SP– Imagem: Reprodução/TV Globo

Morador relata desaparecimento de corpo após exumação em cemitério na Zona Leste de SP– Foto: Reprodução/TV Globo

A perda do corpo de Milton não é o único problema registrado em vídeo no Cemitério Vila Formosa. Mais de duas semanas antes, o SP2 relatou o estado de abandono do local, com mato alto e poeira.

Desde que a cessão dos cemitérios locais foi transferida para empresas privadas, dois anos antes, os problemas se tornaram constantes. Os principais problemas incluem falta de manutenção, custos excessivos, exumações irregulares, insegurança e falta de transparência na administração.

A SP Regula informou que já aplicou mais de R$ 3 milhões em multas às concessionárias responsáveis ​​pelos cemitérios em decorrência de irregularidades.

Site Noticias

Written by

Site Noticias

Leave a Comment