Homens de São Paulo comem mais em restaurantes e mulheres preferem pedir comida por aplicativos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estabelecimento gastronômico
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Restaurante
Uma pesquisa que investigou os hábitos alimentares dos paulistanos revelou que os homens jantam mais em restaurantes do que as mulheres. Já as mulheres pedem comida por aplicativos com mais frequência do que os homens em São Paulo. O resultado é do estudo inédito “Sabores de São Paulo”, da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
O estudo mostrou que 52% dos homens paulistanos têm o hábito de almoçar ou jantar fora, enquanto o percentual é de 42% entre as mulheres. A média geral do estado é de 47%. Quando se trata de escolher a entrega, a solução é mais utilizada por 55% das mulheres e 48% dos homens.
O Coordenador de Pesquisa da Nexus, André Jácomo, menciona que o resultado destaca aspectos sociais, econômicos e sociais da sociedade, considerando que os homens não têm familiaridade com o preparo de alimentos, razão pela qual optam por consumir em restaurantes. Sobre as mulheres que escolhem a entrega, Jácomo afirma que isso pode ser devido ao aumento de empregos, e o uso de um aplicativo torna a rotina delas mais fácil.
“Os homens no Brasil, em geral, têm menos experiência em preparar comida, em fazer sua própria comida em casa do que as mulheres, o que é uma questão social, na verdade. E o fato de as mulheres em São Paulo estarem pedindo mais comida por aplicativos se relaciona a esse conjunto de tarefas que as mulheres acumulam. Famílias que criam em suas rotinas as quais pedir comida por aplicativo acaba sendo uma opção mais rápida para dar conta de um conjunto de tarefas em suas rotinas”, explica André Jácomo.
No âmbito geográfico do próprio estado de São Paulo,O estudo também explica que existem diferenças nos comportamentos alimentares entre os moradores da região metropolitana e os moradores do interior. Assim, 54% dos moradores da região metropolitana tendem a jantar mais em restaurantes, enquanto a proporção é de 42% entre os moradores do interior. No município, 49% dos que comem em restaurantes são os próprios moradores.
Ainda sobre o transporte, o padrão básico em São Paulo é de 52% e chega a 75% entre os jovens de 16 a 24 anos. Assim como jantar em restaurante, comprar comida por aplicativo também é um comportamento comum para 72% dos que ganham mais de 5 salários mínimos e é bem mais comum entre moradores da região metropolitana (57%) e da capital paulista (55%), do que no interior (48%).
André acredita que a diferença entre os hábitos de quem mora na capital e no interior está relacionada às características do cotidiano dos trabalhadores da capital paulista.
“Tem muito a ver com a dinâmica da cidade, tem a ver com o fato de que muitas pessoas acabam precisando jantar em restaurantes porque comem perto do trabalho, por conta de viagens, é um problema que a pesquisa revela a seguir em seu Resultados”, afirma.
A frequência de pedidos de comida em casa também foi avaliada pelos pesquisadores do Nexus. Os dados, portanto, revelam que cerca de um terço dos paulistanos consomem fora, 35% e 31% pedem comida em casa algumas vezes por semana. Os outros 28% dos paulistanos utilizam entrega uma vez por semana e 20% jantam em restaurantes com a mesma frequência. Além disso, apenas 11% dos paulistanos jantam em restaurantes diariamente e apenas 2% pedem comida diariamente.
Qual é o prato mais comum dos paulistanos?
A pesquisa também analisou a relação dos paulistanos com a culinária típica da região. Quando questionados sobre qual receita é uma das mais comuns em São Paulo, 32% dos entrevistados escolheram o prato feito, o famoso “PF”. A combinação, no entanto, nem sempre sugere o mesmo prato, mas sim um prato completo, fácil de encontrar tanto em um ambiente simples quanto sofisticado. Normalmente, o PF inclui arroz, feijão, uma proteína, salada e um acompanhamento. Assim, o prato feito foi escolhido na capital por 38%, no interior de São Paulo por 30% e na região metropolitana por 27% dos paulistanos como o principal representante do estado.
O arroz birobiro ficou em segundo lugar, escolhido por 11% dos entrevistados. Em seguida, o virado à paulista e a feijoada ficaram em terceiro, com 10% cada. Em relação à região, o virado à paulista é a segunda opção mais preferida entre os paulistanos, mas pode ser encontrado em terceiro lugar na região municipal e no interior. O segundo colocado no interior, o arroz birobiro, pode ser encontrado em 4º lugar em outras regiões.
Brasil 61
Fonte: NEXUS
Entre os vários outros pratos discutidos pelos paulistanos está o churrasco grego, que pode ser encontrado em quarto lugar no interior e 5º na região urbana, com 7% dos votos, e apenas na 10ª posição entre os moradores da capital. Quem mora na cidade de São Paulo considera a pizza o 5º melhor restaurante do estado, escolhida por 8% dos moradores. Na região metropolitana, 6%, e no interior, 5%, a pizza ocupa a 7ª posição. A pesquisa
O Nexus entrevistou presencialmente 2.027 pessoas, com 16 anos ou mais, do estado de São Paulo.A pesquisa foi realizada entre 9 e 12 de março de 2025.
Oferecido em: brasil61.com
